Já faz 23 anos que Jen Taylor deu voz a Cortana pela primeira vez, no game Halo: Combat Evolved. Desde então, a atriz tem interpretado a inteligência artificial que guia o herói Master Chief por suas missões em todos os títulos da franquia, e isso inclui a série live-action do Paramount+. No entanto, como Taylor contou ao Omelete, a evolução da personagem com o passar dos anos fez com que esse trabalho “repetido” nunca se tornasse entediante.
“O interessante sobre interpretar Cortana é que, de uma forma ou de outra, ela sempre me dá algo novo para fazer”, declarou ela. “A história de cada um dos projetos dos quais participei me desafiou a estender a minha performance para cantos que eu não havia explorado ainda - o que é o que todo ator quer fazer, no fim das contas. É por isso que continua sendo um grande prazer e privilégio, para mim, fazer parte de Halo”.
- [Opinião] Halo volta se esquivando de comparações e almejando ser sci-fi de primeira
- O que é a queda de Reach? Explicamos o grande evento da 2ª temporada
A segunda temporada da série sem dúvida se encaixa nessa definição - começando com Chief e Cortana separados após uma batalha particularmente brutal, os episódios mostraram a inteligência artificial seguindo sua própria jornada, em rota de colisão com personagens como Ackerson (Joseph Morgan) e Makee (Charlie Murphy). É uma mudança grande em relação à Cortana dos jogos, cujo relacionamento com Chief é “a coisa mais estável de toda a história”, nas palavras de Pablo Schreiber.
“Ela é sua guia turística, de certa forma, e a relação entre eles é funcional. Quando você está fazendo uma série de TV, não é uma boa ideia ir direto para esse relacionamento estável, porque daí você perdeu a oportunidade de contar uma história, um arco”, explica o protagonista. “Então, se o relacionamento entre Chief e Cortana evoluiu e se transformou bastante na primeira temporada, pode ter certeza que ele continuará evoluindo e se transformando bastante na segunda”.
- [Lista] Muito mais ação, novos Spartans: 8 exclusivas do set de Halo
- [Entrevista] Pablo: "fãs têm que se acostumar" com diferenças entre série e games
O showrunner David Wiener assina embaixo ao explicar a sua abordagem para a história de Cortana: “Ela tem sua própria personalidade, sua própria humanidade, sua própria vida. Para mim, o mais fascinante do relacionamento entre ela e Master Chief é que, embora no início ela seja uma ajudante dele, em algum ponto isso muda e eles acabam se tornando parceiros iguais. O que quis fazer foi dar a Cortana seus próprios objetivos, seus próprios problemas, para só depois guiar ela e Chief de volta para aquele lugar familiar da relação que eles têm”.
Taylor, por sua vez, agradece pelo foco “mais íntimo” que Wiener trouxe aos personagens de Halo. “Ele está mais interessado no que leva esses personagens a agirem como agem. Eu diria que os principais temas dessa temporada são vulnerabilidade e sacrifício. O que você está disposto a sacrificar? O que não está disposto a sacrificar? O que você talvez nem perceba que está sacrificando?”, provocou a atriz.
Halo pode ser assistida pela plataforma de streaming Paramount+. Novos episódios são lançados semanalmente, às quintas-feiras.