O Superman constantemente é retratado de forma séria em quase todas as mídias: o herói deu início ao atual universo cinematográfico sombrio e realista da DC Comics e até tornou-se um lider tirano no games com Injustice. Mas nem sempre foi assim.
Criando "A Morte do Superman"
Durante a quarta temporada, os produtores da série de TV queriam que o casamento entre Lois e Clark acontecesse ao mesmo tempo que o evento fosse mostrado nos quadrinhos. Para isso, a equipe das HQs teve de criar uma história para adiar o casamento, bolando uma trama onde o herói morria e depois voltava à ação. O arco, chamado de "A Morte do Superman", tornou-se uma das mais populares histórias do herói.
Há 25 anos, no dia 12 de setembro de 1993, ia ao ar nos Estados Unidos o piloto de Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman, uma das séries de TV que combinava tanto o lado heróico quanto o romântico do Homem de Aço.
Superman tem medo de voar?
Mesmo que voar seja uma das principais atividades do Homem de Aço, Dean Cain - que vive o herói no seriado - tem medo de altura. No caso, "medo de voar de verdade, e não nas telas", como explica o ator.
Prato cheio para os fãs
Lois & Clark não era a única série do herói à ser transmitida nas televisões norte-americanas em 1996: a animação Superman também foi ao ar na mesma época.
Para comemorar, listamos nove curiosidades sobre o programa cujo o sucesso foi responsável por uma grande série de quadrinhos e também influenciar diretamente as séries de TV da DC na CW.
Tradição familiar
DC Comics está na família. Phyllis Coates, a mãe de Lois na série, foi também Lois Lane nas Aventuras do Super-Homem, série de TV de 1952.
A estreia de Cat Grant
Lois & Clark marca a estreia da jornalisa na televisão, onde foi interpretada por Tracy Scoggins por uma temporada até ser removida sem explicações. Apesar de aparições em animações e em Smallville, Grant só voltou a ter relevância com a estreia de Supergirl em 2015, onde é vivida até hoje por Calista Flockhart.
Participações em Supergirl
Não foi só Sorbo. Dean Cain (Superman) e Teri Hatcher (Lois Lane) tiveram participações pequenas em Smallville e também papeis recorrentes em Supergirl, onde Cain é o pai adotivo de Kara Denvers (Melissa Benoist), a protagonista, e Hatcher foi Rhea, vilã da segunda temporada. De bônus: Helen Slater, a Supergirl do filme de 1984, é par romântico de Cain e mãe de Kara no seriado.
Superman por um dia
Kevin Sorbo, o Hercules da série de TV de 1995, supostamente conseguiu o papel de Superman... por 24 horas até ser substituído por Cain. Ambos se encontraram mais tarde no longa Deus Não Está Morto, de 2014.
Lois Lane recebia mais que Clark Kent
A diferença salarial entre atores e atrizes é tópico polêmico de debate até hoje, mas a produção funcionava de forma diferente: em entrevista à Fox News, Cain afirmou que ganhava menos que Teri Hatcher, intérprete de Lois Lane, alegando que "atores são pagos de acordo com seu valor".
A trama da quinta temporada
O seriado terminou com um gancho onde o casal encontra um bebê na porta de sua casa, mas a ideia era continuar daí. Segundo o produtor executivo Brad Buckner, a quinta temporada revelava que a criança também era de Krypton, e a trama acompanharia Lois e Clark a protegendo de assassinos. O programa foi cancelado antes disso tornar-se realidade.