Após disputas legais, a Amazon confirmou que adquiriu os direitos da franquia O Senhor dos Anéis e encomendou uma série de TV com múltiplas temporadas. A informação é da Variety.
Os detalhes ainda são escassos mas o acordo também inclui a possibilidade de criar uma série derivada. [Atualização 16h40] Segundo o comunicado oficial [via SlashFilm], a trama será ambientada antes do primeiro filme. "Ambientada na Terra-Média, a adaptação televisiva explorará novas tramas antecedendo A Sociedade do Anel, de J.R.R. Tolkien." [Fim da atualização]
"O Senhor dos Anéis é um fenômeno cultural que capturou a imaginação de gerações de fãs pela literatura e na telona", disse Sharon Tal Yguado, chefe de séries roteirizadas da empresa. "Estamos honrados de trabalhar com o Tolkien Estate, [editora] HarperCollins e [o estúdio] New Line nessa animadora colaboração para a televisão, e estamos ansiosos em levar os fãs de O Senhor dos Anéis para uma nova jornada épica na Terra-Média."
"Estamos encantados que a Amazon, e seu longo compromisso com a literatura, seja a casa da primeira série de TV multi-temporada de O Senhor dos Anéis", disse Matt Galsor, representante da Tolkien Estate e HarperCollins. "Sharon e a equipe da Amazon Studios tem ideias excepcionais de trazer para as telas as histórias não-exploradas anteriormente com base nas escritas originais de J.R.R. Tolkien", concluiu.
Publicados na década de 1950, os livros sobre a Terra Média habitada por hobbits, elfos, anões, magos, homens e orcs já foram adaptados para as telonas na trilogia dos anos 2000, comandada por Peter Jackson. Mais tarde, um prequel do Senhor dos Anéis, O Hobbit, também deu origem a três filmes, lançados a partir de 2012.