Tom Shippey, especialista em J. R. R. Tolkien que serve como consultor na série de O Senhor dos Anéis da Amazon Prime Video, disse que a primeira temporada da série deve contar com 20 episódios. A declaração foi feita em entrevista ao site alemão Tolkien Gesellschaft, na qual Shippey revelou alguns detalhes da história.
Baseado no vídeo que a Amazon revelou sobre a série, que divulgou que a produção se passa na Segunda Era da Terra Média, Shippey disse que o projeto tem liberdade para criar diversas coisas, já que existem poucos detalhes sobre a época:
"Você pode adicionar detalhes e fazer questões, como o que Sauron estava fazendo? Onde ele estava após a derrota de Morgoth? Teoricamente, a Amazon pode responder estar perguntas inventando respostas, já que Tolkien nunca as respondeu. Mas não se pode contradizer nada que Tolkien disse".
Sobre a duração da série, Shippey revelou: "Supostamente há 20 episódios na primeira temporada. Então até eles decidirem qual será o final, não podem começar a filmar".
Segundo o comunicado oficial, a trama do seriado acontecerá antes do que foi visto no primeiro filme. "Ambientada na Terra-Média, a adaptação televisiva explorará novas tramas antecedendo A Sociedade do Anel, de J.R.R. Tolkien."
O projeto custou cerca de US$1 bilhão e terá cinco temporadas, com a possibilidade de uma série derivada em aberto. Além disso, especula-se que o primeiro ano mostre o jovem Aragorn - saiba mais. A série de TV de O Senhor dos Anéis deve estrear em meados de 2021.