Justin Roiland, co-criador de Rick and Morty, lamentou a forma como o McDonald's conduziu uma ação fomentada pelos fãs da série. Em 7 de outubro, a rede de lanchonetes anunciou que traria de volta o seu famoso molho de Szechuan, ainda que por um dia apenas e em quantidades extremamente limitadas. O resultado disso foi um enorme grupo de fãs insatisfeitos, já que muitos deles saíram dos restaurantes sem o produto. Roiland usou suas redes sociais para criticar a ação - confira:
"Para a informação de vocês: nós não tivemos nada a ver com o que o McDonald's fez. Não estamos felizes com o que aconteceu. Sejam legais com os funcionários, não é culpa deles."
FYI: We had nothing to do with this McDonald's stuff. Not happy w/how this was handled. Please be cool to the employees it's not their fault
— Justin Roiland (@JustinRoiland) 8 de outubro de 2017
A questão em volta do molho ganhou outra dimensão quando, na última temporada, Rick embarca em uma missão no tempo para conseguir comer o molho Szechuan, que foi feito só no ano de 1998 para o lançamento da animação Mulan. Por muito tempo esquecido, o produto virou um assunto nas redes por conta do desenho - os fãs da série começaram a pressionar o McDonald's para trazer o molho de volta, o que acabou acontecendo no evento especial. Confira um pequeno vídeo de como foi a recepção da campanha em um dos restaurante:
O próprio McDonald's se desculpou pela logística e divulgou um comunicado prometendo trazer o molho limitado novamente em uma data a ser determinada.
"Ontem, ficamos verdadeiramente honrados pela incrível curiosidade, paixão e energia que a comunidade mostrou para receber de volta o molho de Szechuan - mesmo que por um dia. Obrigado, um milhão de vezes", disse a empresa em comunicado. "Nosso lote superlimitado, embora bem intencionado, claramente não estava perto do que seria o suficiente para atender a demanda".
Here at the San Jose Mcdonalds. This is our reaction to the shortage of #szechuansauce #giveusthesauce #rickandmorty pic.twitter.com/sIGaUZKDKj
— Kevin Alberi (@Chauncey_Boy) 7 de outubro de 2017
A rede de restaurantes disse ainda que irá "fazer isso certo", prometendo que o molho retornará em maior quantidade em uma nova ação. "Nós estamos trazendo mais - muito mais - para que qualquer fã que esteja disposto a conseguir seu molho Szechuan tenha apenas que pedir isso no McDonald's mais próximo", disse a empresa. "Queremos fazer isso certo. Planejamos cumprir essa promessa o mais rápido possível. Fique ligado".
You spoke. We’ve listened. Lots more #SzechuanSauce and locations. Details soon. And that’s the wayyy the news goes! pic.twitter.com/ooIrbZBsOw
— McDonald's (@McDonalds) 8 de outubro de 2017
As duas temporadas de Rick and Morty estão disponíveis com dublagem brasileira no cátalogo da Netflix, sem previsão de estreia para o terceiro ano.