Noah Hawley afirma que seu filme de Star Trek será respeitoso ao legado da franquia. Em entrevista ao Deadline, o diretor relembrou seu trabalho em Fargo e Legion, séries que adaptam respectivamente o filme dos Irmãos Coen e os quadrinhos dos X-Men, como forma de balancear suas ideias com a essência da produção. “Tenho minha própria história e quero me certificar em ser muito respeitoso com o material fonte, assim como fiz com Fargo e Legion. Não vou mudar coisas que as pessoas amam de forma não intencional. Então, é importante fazer pesquisas”.
O cineasta revelou que a produção ainda está nos estágios iniciais, e que vai se concentrar em desenvolver o roteiro. Ainda que não tenha uma história definida, Hawley revelou pontos que considera importantes para o filme. “Tenho minha própria visão. Voltando ao que amava na série A Nova Geração, quando muito do foco da franquia era 'fazer a coisa certa', Star Trek é sobre exploração, humanidade em seu melhor, diversidade e soluções de problemas criativos.”
Vale lembrar que Simon Pegg, ator que viveu Montgomery Scott nos últimos filmes de Star Trek, afirmou que o filme de Noah Hawley pode não ser "Star Trek 4", mas um projeto paralelo nesse mesmo universo. Não há previsão de estreia ou título para o próximo filme.