Nos últimos meses o número de informações sobre novas produções no univero Star Wars pode ter deixado até mesmo alguns fãs um pouco confusos. Já foram rumores, confirmações, contratações e, até o momento, nenhum calendário ou planos para o futuro foram oficializados pela Lucasfilm. Segundo fontes ouvidas pelo THR, o estúdio trabalha de uma maneira diferente do restante de Hollywood; e a recente contratação de Simon Kinberg, e subsequente confirmação de que o produtor iria trabalhar em uma nova trilogia, expõe ainda mais esta realidade.
- Star Wars | Rey é "ativo mais valioso da franquia", segundo fonte da Lucasfilm
- Star Wars | Rey será a Obi-Wan Kenobi da nova trilogia, diz insider
Atualmente, existem diversos filmes de Star Wars em desenvolvimento, que acabam utilizando os mesmos personagens ou sobrepondo linhas do tempo, mesmo que os projetos não sejam interligados. Isso faz com que o lançamento de um deles possa criar um efeito dominó e impactar os filmes.
Ao menos do que se sabe, além da trilogia de Kinberg, existe o filme solo de Rey; o projeto Star Wars: Dawn of the Jedi, comandado por James Mangold; o longa em que Taika Waititi está trabalhando; um projeto de Shawn Levy; e uma história de Lando, interpretado por Donald Glover, que passou da TV para o cinema. Além do projeto de Rogue Squadron, comandado inicialmente por Patty Jenkins, que continua em desenvolvimento como longa-metragem.
“Há muito trabalho paralelo acontecendo", resume uma fonte ligada ao estúdio.
Um ponto que pode interferir na forma como os filmes são desenvolvidos é a forma como fãs, cineastas e até mesmo produtores tratam a franquia, como uma espécia de religião, com a primeira trilogia, criada por George Lucas, sendo o "Antigo Testamento":
“Você está sendo chamado para criar o novo Novo Testamento. Mas ninguém consegue concordar em nada, e há muita insegurança sobre os significados", conta uma fonte que trabalhou em filmes anteriores da saga.
Outra fonte, mais voltada para o lado comercial, comenta: “Star Wars é uma franquia movida pela nostalgia, e eles estão ficando sem maneiras de criar nostalgia".
Toda a franquia Star Wars está disponível no Disney+.