O novo Van Helsing deve se passar no presente, de acordo com Jon Spaihts, roteirista do filme.
Spaiths, que escreveu Doutor Estranho e assina o roteiro de Van Helsing com Eric Heisserer (Premonição 5), dá sua visão do remake em entrevista ao Collider: "É uma nova criação, então não deve muito aos filmes anteriores, mas também está bem distante do personagem criado por Bram Stoker em Dracula, onde havia um médico holandês que descobre uma reposta surpreendente para uma pergunta médica estranha", afirma.
"Ele é um caçador de monstros de conhecimento enciclopédico, mas o filme se passa no presente e está cheio de coisas boas que não posso falar", adianta Spaihts, falando também sobre o universo compartilhado de terror planejado pela Universal: "Espero que isso decole, pois aí veremos o personagem em outras histórias."
Alex Kurtzman (O Espetacular Homem Aranha 2: a Ameaça de Electro) e Chris Morgan (Velozes e Furiosos 7) serão os produtores do reboot, que fará parte de um novo universo compartilhado de monstros criado pelo estúdio, que começará com um novo filme de A Múmia. Por enquanto não existem detalhes sobre a trama dos longas. Anteriormente, o estúdio revelou que A Múmia deve ser situado nos dias atuais.
Além do filme, Van Helsing ganhou uma nova série de TV, estrelada pela filha do caçador de vampiros - saiba mais. O último longa da série foi lançado em 2004, com Hugh Jackman no papel principal.