Um dos maiores clássicos dos X-Men, A Saga da Fênix Negra marcou época nas HQs pela introdução da entidade cósmica do título, que não só domina o corpo de Jean Grey/Garota Marvel, mas causa uma verdadeira revolução na história dos mutantes, com um legado que persiste até hoje. Curiosamente, o visual único da personagem quase teve uma aparência diferente, além de ter sido criado inicialmente como uma simples mudança de uniforme para Jean.
Em uma sequência de tweets, o editor executivo da Marvel Comics Tom Brevoort revelou visuais alternativos criados por Dave Cockrum (Giant-Size X-Men) para Jean. Enquanto os desenhos originais mostravam o novo traje predominantemente branco, a baixa qualidade dos papéis em que os quadrinhos eram publicados na época fez com que a roupa fosse mudada para verde – eventualmente, a roupa da Fênix se tornaria vermelha. Confira os desenhos abaixo:
A few Dave Cockrum designs for what became the Phoenix costume, done as just an attempt to find a new costume for Marvel Girl. Dave did a lot of these. pic.twitter.com/Q2peID0bRb
— Tom Brevoort (@TomBrevoort) March 30, 2020
Here are a bunch more Jean/Phoenix designs. The Phoenix costume was going to be white, but with the bad paper comics were printed on, EIC Archie Goodwin was afraid readers would be able to see the page on the other side through her figure. pic.twitter.com/FbWNEvzezr
— Tom Brevoort (@TomBrevoort) March 30, 2020
Lançada originalmente em 1980, A Saga da Fênix Negra engloba os números 129 a 138 de Os Fabulosos X-Men e conta com roteiros de Chris Claremont (Dias de Um Futuro Esquecido) e arte de John Byrne (Quarteto Fantástico). A HQ foi adaptada para dois filmes diferentes, X-Men 3: O Confronto Final (2006) e X-Men: Fênix Negra (2019).