Lembrou, lembrou do 5 de novembro? Começa hoje no fim de tarde em Londres (início da tarde no Brasil) uma manifestação promovida pelo coletivo Anonymous que reencenará o final do filme V de Vingança: se tudo der certo, centenas de pessoas virão em frente ao Parlamento Britânico vestidas de V. Será uma manifestação pacífica e, no Facebook, os ativistas garantem: "NÃO vamos explodir o Parlamento".
"Às 20h do 5 de novembro de 2012, o Anonymous vai marchar diante do Parlamento, pacificamente e sem armas. Será a peça central de uma operação mundial do Anonymous visando força e solidariedade global, um aviso aos governos de todo o mundo de que, se continuarem tentando censurar, reduzir, prender ou silenciar o mundo livre ou a internet livre, não continuarão sendo governo por muito tempo. A mudança está chegando", diz o texto oficial da "Operation Vendetta", que será replicado em várias cidades do mundo (no Brasil não há manifestações previstas).
Comemorando o dia, Alan Moore, autor de V de Vingança junto a David Lloyd, acaba de lançar um single, chamado The Decline of English Murder. Com voz no estilo Johnny Cash com sotaque britânico e letra digna do Membrana Mucosa de John Constantine (que Moore também criou), o single é vendido para download digital a 1 libra (R$ 3,38 no câmbio de hoje) pela Occupation Records - ligada ao movimento Occupy.
Moore ainda autografou vinte máscaras de V, sendo que uma delas será sorteada a uma das pessoas que comprar o single hoje. O site Bleeding Cool também está sorteando uma das máscaras. Moore, que apoia a utilização da máscara no movimento Occupy mas sempre foi contra a adaptação cinematográfica de sua HQ, não deve voltar a autografar máscaras.
Vale lembrar que a cena que o Anonymous deseja reencenar só existe no filme, e não nos quadrinhos.