Cena de Besouro Azul (Reprodução/Twitter)

Filmes

Notícia

Besouro Azul | Diretor rejeita rótulo de "filme latino": "Não somos um gênero"

Xolo Maridueña falou sobre como família do herói tem papel importante na história

03.04.2023, às 13H01.
Atualizada em 28.02.2024, ÀS 00H45

O diretor Angel Manuel Soto rejeitou o rótulo de "filme latino" para o seu Besouro Azulque ganhou trailer hoje  (3) pela DC. Em coletiva acompanhada pelo Omelete, ele esclareceu como vê a conexão entre o longa e a origem de seus personagens.

"Latino não é um gênero cinematográfico, e também não é uma tendência", apontou. "Este é um filme de super-herói que calha de ter um protagonista latino".

"Nós somos diferentes como todo mundo. Talvez a gente sinta de uma forma diferente, ria de uma forma diferente, chore de uma forma diferente... mas ainda são as mesmas emoções, certo?", continuou. "É interessante para mim ver uma jornada como a de tantos super-heróis que amamos, mas do nosso jeito - e convidar o público para compartilhar esse jeito conosco".

Pé no chão

O protagonista Xolo Maridueña, enquanto isso, destacou o aspecto familiar da trama. Como fica claro no trailer, o herói Jaime Reyes não é um daqueles que esconde a sua vida de vigilantismo da família - nem tanto por escolha, mas por necessidade.

"A família dele está lá desde a primeira transformação", explicou o ator. "Eu acho que isso é algo que não vimos antes em um filme desse gênero. Como você vai ver no filme, a jornada dele para se tornar um super-herói não poderia acontecer sem a ajuda da família". 

"Eu acredito que este é um tema que vai ressoar com todo mundo, latino ou não, independente da cor da pele. Para mim, essa é a parte mais legal do filme: apesar de ser especificamente uma história latina, e não pedir desculpas por isso, todo mundo vai ser capaz de entender a humanidade dos personagens. São pessoas com quem interagimos na nossa vida diária, lidando com problemas que conhecemos", continuou.

Por isso, para fãs de quadrinhos que conhecem os vai-e-vens cósmicos das aventuras do Besouro Azul, talvez seja melhor controlar as expectativas. "Talvez no segundo ou terceiro filme a gente tente lidar mais com o lado doido e as origens alienígenas do personagem, mas tudo o que você vê neste primeiro longa é tangível para o nosso mundo", disse Maridueña.

Saiba mais do filme

Leia a sinopse completa de Besouro Azul:

O recém-formado Jaime Reyes (Xolo) volta para casa cheio de aspirações para o futuro, apenas para descobrir que o lar não está exatamente como ele o deixou. Enquanto procura seu propósito no mundo, o destino intervém quando ele inesperadamente se encontra de posse de uma antiga relíquia de biotecnologia alienígena: o Escaravelho.

Quando o Escaravelho escolhe Jaime para ser seu hospedeiro simbiótico, o jovem recebe uma incrível armadura capaz de poderes extraordinários e imprevisíveis, mudando para sempre seu destino ao se tornar o super-herói Besouro Azul.

O elenco ainda conta com a brasileira Bruna Marquezine, além de Susan Sarandon (Thelma & Louise), George Lopez (As Aventuras de Sharkboy e Lavagirl), Adriana Barraza (Rambo: Até o FimBabel) e Damián Alcazar (As Crônicas de Nárnia). 

Angel Manuel Soto dirigiu Besouro Azul a partir de um roteiro do mexicano Gareth Dunnet-Alcocer, que escreveu o remake de ScarfaceBesouro Azul tem estreia prevista no Brasil para 18 de agosto de 2023.

O primeiro pôster do filme foi divulgado com exclusividade durante a CCXP22, em dezembro do ano passado, com a presença de Xolo e Bruna no palco Thunder. 

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.