Filmes

Vídeo

O Lorax | Omelete Entrevista Ed Helms

Ator falou sobre as dificuldades de dublar e a continuação de Se Beber, Não Case!

29.03.2012, às 14H34.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 17H16

O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida estreia dia 30 de março nos cinemas do Brasil. O longa é uma animação que adapta o livro infantil de Dr. Seuss que trata de preservação ambiental, criando um mundo lúdico onde árvores não existem mais. Para a divulgação, nosso corrrespondente em Los Angeles, Steve Weintraub, entrevistou o elenco e parte da equipe da produção.

Na primeira entrevista conversamos com Danny DeVito, que dubla o Lorax. Nesta segunda entrevista falamos com Ed Helms (Se Beber, Não Case!). O ator dubla o personagem-narrador Once-ler, empreendedor que está devastando a floresta de Trúfulas, protegida pelo Lorax.

Helms falou sobre o processo de dublagem e as dificuldades de mudar de voz, sobre lançar um CD da sua banda Lonesome Trio e Se Beber, Não Case! 3.

Confira!

Como o senhor está hoje?

Estou ótimo.

Como você sabe eu gosto de fazer perguntas divertidas. Acho que já te perguntei sobre karaokê. Então vou te fazer o "jogo do favorito". Filme, diretor e ator favoritos.

Filme favorito... "Férias Frustradas". Diretor favorito... seria Francis Ford Coppola. Não! Retiro o que disse. Steven Spielberg. Sei que não estou sendo original.

Bem vanguardista.

Que mais?

Filme, ator e diretor favoritos.

Ator? Ator favorito... Provavelmente é o Eddie Murphy. Ele me influenciou muito quando eu era criança.

"Trocando as Bolas", "Um Príncipe em Nova York".

"Saturday Night Live".

É, esse pequeno programa.

Me perdi de novo. Onde estamos?

Vamos para a próxima pergunta.

Certo, vamos seguir em frente.

Quando você está esperando na fila do Starbucks as pessoas falam mais sobre "Se Beber, Não Case!", "The Office" ou "A Vida é Dura"?

Ninguém nunca me perguntou sobre "A Vida é Dura".

Estou perguntando agora.

O que é loucura porque eu estou incrível naquele filme.

Claro.

Você lembra de mim nele, certo?

O cara do palco.

Sim. Eu sou o momento mais esquecível do filme inteiro. Respondendo a sua pergunta. No Starbucks? As pessoas perguntam mais sobre "The Office". Se eu fosse no... McDonald's quem sabe perguntariam mais sobre "Se Beber, Não Case!".

Certo. Passando para o motivo de eu estar aqui. Fale um pouco sobre como você se envolveu com o projeto. Você foi atrás ou veio até você?

Na verdade eu fui atrás desse projeto. Eu fiquei sabendo que a Universal estava fazendo este filme e o livro "O Lorax" sempre significou muito para a minha família quando eu era criança. Então eu... Eu passei uma barreira e disse: "gente, eu realmente quero ser parte disso". "Eu faço qualquer coisa". E... aqui estamos.

Uma pergunta à parte. Em "O Lorax" você canta um pouco. Eu te perguntei isso em "Negócio Fechado". Quando você vai lançar seu CD? Com você cantando?

Essa é uma boa pergunta. As coisas estão acontecendo.

Te perguntei isso um ano atrás e estou esperando.

Eu sei. Mas eu sou um cara ocupado!

Pelo menos fala que vocês já estão gravando.

Eu tenho um trio de bluegrass chamado "Lonesome Trio". Nós estamos juntos há uns 16, 17 anos. Nós temos várias músicas originais mas nunca lançamos. Acho que está na hora de fazer isso.

Eu concordo. Voltando ao "Lorax". Normalmente quando você começa um projeto de animação as coisas mudam ao longo do caminho. Como que o personagem mudou para você ao longo do processo de dublagem?

Bom, o meu personagem muda explicitamente de jovem para adulto. E isso foi bem difícil. Acho que eu fui meio metido. Disse: "ah, só fazer voz de velho". Mas é difícil dar à voz do personagem um conteúdo emocional, uma intensidade. E eu percebi isso de uma forma cruel. Eu admiro as pessoas que são dubladores de verdade de animação. É um trabalho incrível.

O que te surpreendeu mais no processo de dublagem? O que me surpreendeu no processo de dublagem... Apenas a habilidade de passar tanta emoção?

Claro, eu sou ator há muito tempo. Eu estou familiarizado com situações incomuns. Como ator você tem que se mostrar muito. Tem que atuar, não importa o que está acontecendo à sua volta. Não existe lugar mais estranho de se atuar do que dentro de uma caixa de gravação de vidro, com 4 pessoas te encarando atrás de uma mesa de mixagem. É o contexto mais estranho possível. E isso me surpreendeu. Me surpreendeu o quão nervoso eu estava. Mas sei lá, eu superei.

Eu tenho que encerrar com você mas, claro, você pode dar uma dica de quando fará a sequência de um filme que muitos estão esperando?

Sim, nós estamos desenvolvendo "Negócio Fechado" 2, 3, 4 e 5. Eles serão lançados ao longo dos próximos 22 anos. Então... Ah! Você quis dizer "Se Beber, Não Case! 3"? Na verdade não temos nenhuma informação sobre ele. Ainda não está oficialmente acontecendo. Então vamos ter que esperar e ver.

E eu digo: "claro". Muito obrigado pelo seu tempo.

O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida é uma animação por computação gráfica 3D que adapta o livro infantil de Dr. Seuss.

The Lorax é narrado por Once-ler, um empreendedor ganancioso que desmata a floresta de Truffulas, árvores fantásticas do universo de Dr. Seuss, para fabricar roupas. Apesar dos avisos contantes do Lorax, criatura porta-voz das árvores, sobre os perigos de seu empreendimento, ele continua até desmatar toda a floresta, levando a consequências catastróficas.

Danny DeVito, Ed Helms, Rob Riggle, Zac Efron, Betty White estão no elenco de dubladores original. O filme é dirigido em conjunto por Chris Renaud, Cinco Paul e Ken Daurio, com o roteiro escrito por Paul e Daurio.

A estréia do filme está prevista para 2 de março de 2012, data do aniversário de Theodor Geisel Seuss, que morreu em 1991. Dos livros infantis do escritor que já migraram ao cinema, três dos mais conhecidos são O Grinch, O Gato e Horton e o Mundo dos Quem.

Ao Brasil, o filme chega em 30 de março.

Assista à entrevista com Danny DeVito