Começaram as filmagens de Atlas Shrugged, filme baseado no romance homônimo da escritora e filósofa russa Ayn Rand (1905-1982), publicado em 1957 e que no Brasil ganhou o título Quem é John Galt?. Há anos Hollywood tenta tirar o projeto do papel e o empresário John Aglialoro teria perdido os direitos sobre o livro caso a produção não começasse até semana passada.
atlas
Paul Johansson
O caso é que a pressa para filmar está causando problemas. Até o fim de maio, o longa tinha uma equipe, e agora tem outra. Paul Johansson, ator da série de TV One Tree Hill, dirige e estrela o longa, no papel de John Galt. Ele entrou na última hora para substituir o diretor Stephen Polk - que, em entrevista ao Deadline, diz considerar até um processo judicial contra Aglialoro pela puxada de tapete. Polk diz que tentou fazer justiça ao livro, mas o orçamento começou a subir além dos esperados US$ 5 milhões.
Com a mudança, o elenco agora se completa com Taylor Schilling, que viverá a protagonista Dagny Taggart, além de Michael Lerner, Nick Cassavetes, Matthew Marsdan, Grant Bowler, Graham Beckel, Edi Gathegi, Jsu Garcia, Rebecca Wisocky, Ethan Cohn, Patrick Fischer, Neill Barry, Christina Pickles e Nikki Klecha.
Quem é John Galt? trata de maneira filosófica de questões cruciais do século 20, como iniciativa individual e intervencionismo estatal. Dagny Taggart, heroína do livro, é uma poderosa executiva de ferrovias que tenta manter seu negócio enquanto o mundo à volta desmorona. John Galt é outro dos empreendedores, que acredita piamente no livre mercado como meio de vida.
A ideia de Aglialoro era dividir o romance de 1.100 páginas em quatro filmes. Por enquanto, dois longas estão confirmados. Aglialoro coassina o roteiro com Brian O'Tool. Atlas Shrugged Part One filma durante cinco semanas, em Los Angeles. A continuação deve começar a ser filmada em seguida.