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O Passageiro - Segredos de Adulto | Crítica

O passageiro - Segredos de adulto

11.01.2007, às 00H00.
Atualizada em 01.12.2016, ÀS 05H01

O passageiro - Segredos de adulto
Brasil, 2007
Drama - 105 min

Direção: Flávio R. Tambellini
Roteiro: Cesário Mello Franco, baseado em livro de Cesário Mello Franco

Elenco: Bernardo Marinho, Antônio Calloni, Carolina Ferraz, Giulia Gam, Luana Carvalho, Luíza Mariani, Jonathan Haagensen, Sílvio Guindane

O passageiro - Segredos de adulto, livro escrito por Cesário Mello Franco, chegou às mãos do produtor, roteirista e diretor Flávio Tambellini antes mesmo de ser lançado. A história é toda narrada em primeira pessoa por Antônio, um adolescente que está descobrindo a vida - e as mulheres, as drogas, as frustrações, etc. Morador da zona Sul do Rio de Janeiro, ele demonstra interesses bem diferentes do pai, um bem-sucedido banqueiro. Mas depois que uma catástrofe atinge a sua família, Antônio passa a buscar respostas sobre ele mesmo e as pessoas ao seu redor.

Assim como já tinha feito em Bufo & Spalanzani (2001), que marcou sua estréia como diretor, Tambellini mesclou seu elenco com atores conhecidos do grande público e novas caras. Os globais são Antônio Calloni, Giulia Gam e Carolina Ferraz, que interpretam respectivamente o pai Mauro, a mãe Ângela e a amante do pai, Carmen. Entre os rostos menos conhecidos ou completamente anônimos está o protagonista, Bernardo Marinho, que faz Antônio. O garoto segura as pontas. Briga com o pai, ajuda a mãe a se recompor e sai para investigar o passado de seus pais, descobrir quem eles eram e, principalmente, quem ele próprio é. Calloni e Giulia Gam, acostumados aos palcos, pesam a mão e deixam suas interpretações um pouco exageradas, teatrais. Carolina Ferraz, ao contrário, se solta e chega até a fazer o primeiro nu frontal da sua carreira.

Porém, a transposição das páginas para a película nunca é fácil, e nu - também - está o roteiro, mas este de uma forma bem menos exuberante. Situações ficam mal costuradas. Bons artifícios técnicos que demonstram o que se passa pela cabeça do protagonista são pouco utilizados. E até tramas de suspense são deixados de lado. Tudo isso empobrece a narrativa de uma forma geral. Fica difícil acompanhar a jornada de Antônio ao auto-conhecimento. O público acaba tão perdido quanto o adolescente, que tem dúvidas sobre seu pai. Seria ele um ladrão ou herói?

Antônio, que prefere andar de ônibus a pegar carona, pede duas vezes para descer do carro quando está com seus pais. É o jeito dele de fugir da vida adulta. Realmente não é fácil entender o que se passa na cabeça dos adolescentes. E, pelo jeito, fazer um filme sobre eles é mais difícil ainda. Da masturbação no banheiro até levar a gostosona para a cama, O passageiro - Segredos de adulto (2006) faz muita coisa. Na hora da edição, deveria ter escolhido melhor como contar sua história para os amigos.

Nota do Crítico
Regular