Filmes

Artigo

Divertida Mente | Da Frigideira

Pixar retorna à boa forma com seu filme mais criativo até hoje

19.05.2015, às 12H08.
Atualizada em 13.11.2016, ÀS 06H02

Ratatouille, Wall-E e Up - Altas Aventuras estão entre as animações de grandes estúdios mais ousadas e elegantes já criadas. Com essa trinca que marcou os anos de 2007, 2008 e 2009, a Pixar cimentou seu nome como a melhor produtora de animações do Ocidente desde que Walt Disney decidiu que um desenho animado funcionaria como um longa-metragem.

Infelizmente, depois dessa trilogia inspirada veio o que muitos consideram a Idade Média da Pixar. Toy Story 3 e Universidade Monstros são continuações que pouco agregam ao legado da empresa, além de algumas centenas de milhões de dólares; Valente parece um filme da concorrente DreamWorks e Carros 2 é... Carros 2.

Foram cinco anos até a estreia de Divertida Mente (Inside Out), filme de 2015 da Pixar codirigido pelo mesmo responsável por Up, Pete Docter. Meia década de espera por um longa que efetivamente merecesse carregar o sinônimo de inovação que é o moto da empresa.

Divertida Mente possui o mesmo equilíbrio preciso entre os três pilares criativos que norteiam a produção da empresa: a história, os personagens e o mundo. A essa estrutura são somados o humor, drama e a aventura dos grandes filmes do estúdio e temas intelectualmente estimulantes, como as sensações e a nostalgia de Ratatouille e as relações humanas de Up. Ao mesmo tempo, o novo filme é colorido e aventuresco feito um Toy Story. Um dos grandes filmes da Pixar, sem dúvida, e um dos mais criativos.

O mundo que Docter criou, o interior da mente de uma menina, é elaboradissimo e ao mesmo tempo extremamente simples. A criança é ao mesmo tempo protagonista e cenário, com sua mente retratada em um triunfo de design. Um lugar em que formas (personagens e instalações) têm funções (ou melhor, significados) que categorizam a psicanálise de maneira surpreendente, como se seus conceitos ficassem sobre as mesas de uma loja da Apple, para qualquer um alcançar.

A questão é se o público vai abraçar um filme que almeja mais do que o entretenimento replay para crianças. Como aconteceu em Wall-E, Ratatouille e Up, as emoções em Divertida Mente podem ser distantes demais da realidade de seu público-alvo. Cabe aos adultos dividir com os pequenos essa nova obra-prima da Pixar se quisermos mais filmes instigantes para crianças e menos Carros 3, 4 e além.

Divertida Mente estreia em 18 de junho no Brasil.