Joseph Quinn contou à revista Empire quais foram as inspirações para interpretar o vilão de Gladiador II, o imperador Geta - e, especificamente, como buscou se afastar da performance icônica de Joaquin Phoenix como o imperador Commodus no primeiro Gladiador.
"Tínhamos uma reverência [pelo trabalho de Phoenix], mas não queríamos... estragar a memória daquela performance com uma imitação ruim", comentou Quinn, se referindo a si próprio ao ao colega de elenco Fred Herchinger, que interpreta o seu irmão, o imperador Caracalla, no filme.
Ao invés disso, Quinn se inspirou em outros vilões icônicos do cinema. Dois nomes citados pelo ator foram Philip Seymour Hoffman como Davian em Missão: Impossível III e Gary Oldman como Zorg em O Quinto Elemento: "Eles têm esse prazer em serem horríveis".
- Gladiador 2 | Fã reedita trailer com trilha sonora do original após críticas
- Gladiador 2 | Nick Cave escreveu roteiro com Maximus enfrentando Jesus Cristo
A história de Gladiador II é descrita como de vingança, ambientada 25 anos depois do primeiro filme. O Lucius de Paul Mescal vive em paz com sua família quando é atacado e tomado como escravo pelo general vivido por Pedro Pascal. Preso, que vai a capital em busca de vingança após sua esposa ser assassinada.
Denzel Washington interpreta um líder manipulador que pretende usar Lucius para atacar Roma, chefiada pelo novo César (Quinn) e seu meio-irmão (Herchinger). O elenco de Gladiador 2 ainda conta com o retorno de Connie Nielsen, que viveu Lucilla no filme original.
A continuação tem roteiro de Peter Craig (Top Gun: Maverick) e conta com Ridley Scott de volta à cadeira de diretor. Gladiador 2 estreia nos cinemas em 14 de novembro.