Após dois anos repletos de escândalos e renovações, o Globo de Ouro terá uma nova cara a partir de 2024. Segundo a CBS News, a premiação foi vendida para a Dick Clark Productions e Todd Boehly’s Eldridge, e vai se tornar uma associação com fins lucrativos. Com a venda, a Hollywood Foreign Press Association (HFPA), ou Imprensa Estrangeira de Hollywood, chegará ao fim.
Vale lembrar que a Dick Clark Productions já era responsável pela transmissão da cerimônia. Os novos proprietários usarão os ativos disponíveis da HFPA para estabelecer a Fundação Golden Globe, que dará continuidade à tradição de doações de caridade da HFPA.
- Globo de Ouro: Entenda por que a crise de credibilidade não é de hoje
- Globo de Ouro 2023 | Astros permanecem em silêncio após anúncios das indicações
"Estamos animados em finalizar esta transação tão aguardada e aprovada pelos membros, e fazer a transição de uma organização liderada pelos membros para uma empresa comercial", disse Helen Hoehne, ex-presidente da HFPA, em um comunicado divulgado à imprensa nesta tarde (12).
O que vai mudar?
Até o momento, a principal informação sobre da mudança, segundo o The L.A Times, é que os funcionários da organização receberão um salário anual de US$ 75.000 pelo trabalho.
Suas responsabilidades incluirão a avaliação de filmes e séries de TV enviados para consideração ao Globo de Ouro, participação no processo de votação para indicações e vencedores, criação de conteúdo para o site da organização e gerenciamento de materiais relacionados ao evento de premiação e à história do grupo.
Entenda as polêmicas
O "cancelamento" do Globo de Ouro aconteceu em 2021, um movimento veio como resposta a uma reportagem do Los Angeles Times que detalhou práticas duvidosas da Associação, além de constatar que, dos 87 membros, não havia nenhum negro na organização.
A matéria do jornal acusou também a Associação de receber presentes em troca de indicações ao Globo de Ouro. Como exemplo, a reportagem revelou que a Netflix presenteou diversos membros com viagens de luxo à Paris, antes da série Emily In Paris receber suas 2 indicações no prêmio deste ano. A produção da plataforma foi mal-recebida pela crítica e suas indicações chegaram a ser questionadas por uma roteirista da própria série.
Apesar de já ter uma data definida, uma emissora ou plataforma de streaming ainda não confirmou a compra dos direitos de exibição da 81ª edição da cerimônia. O contrato entre a NBC e a antiga HFPA foi encerrado no início de 2023.
A edição de 2023 marcou o retorno da premiação à TV americana após os escândalos de corrupção que a deixaram sem lar no ano passado. No Brasil, o Globo de Ouro ficou sem transmissão oficial -- a TNT, que tradicionalmente exibia o prêmio, não o fez este ano.
*****
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.