Um dos títulos mais elogiados de 2023, Godzilla Minus One conquistou uma marca histórica no Oscar 2024. Indicado na categoria de Melhores Efeitos Visuais, o longa é o primeiro da franquia a ser lembrado na premiação.
- Oscar 2024: Onde assistir aos maiores indicados
- Para o bem e para o mal, 2024 é o ano dos “novatos” no Oscar
A primeira aparição de Godzilla nos cinemas foi em 1954, no longa original japonês dirigido por Ishirô Honda. Desde então, o personagem retornou em inúmeros outros títulos, sejam japoneses ou norte-americanos. No entanto, nenhum desses filmes foi consagrado com uma indicação da Academia.
"Por quase 40 anos venho fazendo filmes enquanto admiro a arte dos efeitos visuais de Hollywood, e sinto que finalmente cheguei até aqui. Eu não tinha a intenção de ser indicado, mas estou muito feliz por ter sido trazido para este lugar... Acho que é um dia maravilhoso para Godzilla!", disse o diretor e supervisor de efeitos visuais de Godzilla Minus One, Takashi Yamazaki, em comunicado (via EW).
Godzilla Minus One é o primeiro filme da franquia japonesa em sete anos e marca o retorno da marca Godzila à Toho, produtora japonesa que lançou o primeiro filme em 1954. O longa não é uma continuação de Godzilla Shin, lançado em 2016. Recentemente, ele rompeu um marco histórico na bilheteria estadunidense.
Godzilla Minus One ainda está em cartaz nos cinemas brasileiros.