Gustavo Kuerten em coletiva de Guga por Kuerten (Divulgação)

Filmes

Entrevista

Guga não quer cinebiografia: “Se rolasse, sei que eu me dedicaria em excesso”

Tenista disse que já precisou ser convencido a escrever livro e produzir documentário

10.09.2024, às 15H00.
Atualizada em 10.09.2024, ÀS 15H19

Mussum, Mamonas Assassinas, Silvio Santos, Gal Costa, Sidney Magal… a lista de artistas e ícones da cultura brasileira que ganharam cinebiografias nos últimos anos é gigantesca - mas não espere que Gustavo Kuerten, o Guga, entre para esse rol tão cedo. O Omelete perguntou ao atleta se ele toparia fazer um filme sobre sua vida após o documentário Guga por Kuerten, e a resposta foi categórica.

Eu espero que não, cara. Mas eu falo isso toda vez e acabo fazendo… o livro, a biografia, foi assim, e depois o documentário. As pessoas vêm até mim e dizem: ‘Vamos lá, Guga, vai ficar bonito’. E aí, quando começo a fazer, claro que é emocionante e divertido. Acho que a nossa história merece essa dedicação, mas respondo ‘não’ no momento porque sei que, se rolasse, eu me dedicaria em excesso. Me dá um apavoro!, comentou.

Por enquanto ele está mais do que satisfeito com o resultado da série documental do Disney+, dizendo que ela transmite muto bem os valores, o esforço, a pujança dessa história que construímos: Duas vezes já fui convencido de dar o passo seguinte, de enfrentar os diálogos que precisam ser tidos, revisitar e tentar entender de novo tudo o que aconteceu. A parte legal é essa, mas depois para montar, tentar melhorar aquilo e filmar de novo aquilo outro… me dá um desgaste grande.

E, se a possibilidade de um filme inspirado em sua vida ainda parece distante, Guga não quer nem pensar no processo de escalar um ator para interpretá-lo na tela grande: É difícl, né? Você viu como eu era em quadra, todo desengonçado. Pelo amor de Deus, vai precisar de quatro atores diferentes.

Os cinco episódios de Guga por Kuerten já estão disponíveis para streaming no Disney+.