Não demorou muito para que a indústria e grandes nomes do cinema prestassem homenagens a Jean-Luc Godard, que faleceu hoje (13), aos 91 anos por suicídio assistido.
Dono de uma importante filmografia, são muitos os que citam o cineasta como uma de suas influências, como os diretores Quentin Tarantino, Martin Scorsese, Steven Soderbergh, Wong Kar-wai, Hal Hartley, entre outros. Por isso, momentos após o anúncio de sua morte, outros grandes nomes da indústria e instituições prestaram cortesias ao ícone francês.
Confira algumas:
Stephen Fry, ator
"Adeus, Jean-Luc Godard. Assisti Acossado pela enésima vez apenas duas semanas atrás. Ainda salta da tela como poucos filmes. Aquela cena entre eles no hotel: quantos outros diretores poderiam ter conseguido isso em um espaço tão pequeno e o tornado tão cativante?".
James Gunn, diretor
"Descanse em paz, Jean-Luc Godard, um dos gigantes do cinema e um dos progenitores da Nouvelle Vague francesa. Seus filmes nem sempre são fáceis, mas seu trabalho afeta a maioria dos diretores hoje, quer eles saibam ou não. Meu filme favorito dele é o glorioso 'Acossado'".
Edgar Wright, diretor
"Descanse em paz, Jean-Luc Godard, um dos cineastas mais influentes e iconoclastas de todos. Era irônico que ele próprio reverenciasse o sistema de filmagem dos estúdios de Hollywood, já que talvez nenhum outro diretor tenha inspirado tantas pessoas a simplesmente pegar uma câmera e começar a filmar"
Emmanuel Macron, Presidente da França
"Foi como uma aparição no cinema francês. Então, ele se tornou um mestre. Jean-Luc Godard, o mais iconoclasta dos cineastas da Nouvelle Vague, havia inventado uma arte decididamente moderna e intensamente livre. Estamos perdendo um tesouro nacional, um olhar de gênio."
Lena Dunham, atriz e diretora
"Anna Karina olhando para Godard adoravelmente como todos nós temos feito por tantos anos... Descanse em paz, JLG — você filmou as coisas que nos fizeram flertar com novos mundos e sentiremos sua falta enquanto você transforma a próxima vida em preto e branco".
Antonio Banderas
"Obrigado, senhor Godard por expandir as fronteiras do cinema".