Guardiões da Galáxia Vol. 2 toma um caminho que poucos esperavam, e apresenta uma seleção de novos personagens saídos das primeiras HQs do grupo espacial da Marvel. Esses nomes devem ganhar mais espaço do terceiro filme da série, mas já estão atiçando a curiosidade dos novos fãs. Na galeria abaixo, apresentamos os Guardiões da Galáxia original e contamos quem são os estreantes no cinema.
Primeiro a geração de 2008
Os Guardiões que conhecemos hoje se uniram pela primeira vez numa HQ de 2008, no meio da saga Aniquilação, para combater a Falange, seres tecno-orgânicos que tomam o sistema Kree e agem como uma consciência coletiva e infestam pessoas com um virus para ganhar mais corpos. Depois de combater a Falange, os Guardiões se reúnem para combater catástrofes no espaço antes de ocorrerem. Por recomendação de Nova, se sediam em Luganenhum, e o chefe de segurança da base é o cão Cosmo. O primeiro filme dos Guardiões é uma adaptação livre dessa fase das HQs.
Os Guardiões originais
Os Guardiões originais apareceram pela primeira vez em 1969, em Marvel Super-Heroes #18. Eram quatro personagens: Major Vance Astro, Charlie-27, Martinex e Yondu. Eles se juntaram para defender o sistema solar da raça dos Badoon, alienígenas reptilianos que a Marvel já tentou usar no primeiro Guardiões e não puderam, porque surgiram na HQ do Surfista Prateado, propriedade da Fox no cinema. Eles vêm não apenas do futuro mas também de uma realidade paralela, a Terra-691 do século 31.
O contexto
Na realidade da Terra-691, o astronauta Major Vance Astro vai ao espaço em 1995 e entra em animação suspensa por séculos. Em 2001, a Terra é tomada por marcianos, e quando os terráqueos retomam o controle em 2500 começam a colonizar o resto do sistema: Júpiter era colonia industrial e militar; Mercúrio era dedicada a mineração; Plutão ficava com expedições científicas. Os humanos que colonizam esses planetas passam por modificações genéticas para enfrentar mudanças climáticas. Os Badoon invadiram em 3000, matando todo mundo e escravizando o sistema solar.
Guardião ou Mago Supremo?
A presença de Krugarr entre os novos personagens é mais curiosa. Embora tenha sido apresentado em 1991 na HQ Guardians of the Galaxy Annual #1, e a criatura alienígena em forma de verme continuasse aparecendo nas histórias do grupo na primeira metade dos anos 1990, Krugarr não era exatamente um integrante dos Guardiões e ficaria mais famoso por virar o Mago Supremo da Marvel depois de ser aprendiz de Doutor Estranho. Está aí uma ligação imprevisível que pode conectar o mundo mágico da Marvel com o cósmico.
Unidos contra os Badoon
Quando Vance Astro desperta da criogenia no sistema Alfa-Centauri, onde já encontra uma colônia de humanos (o Major tinha uma missão de colonização em 1995 mas a tecnologia da viagem na velocidade da luz chegou antes que ele), ele descobre Yondu, membro de uma tribo nativa humanoide do planeta Centauri-IV que foi exterminada pelos Badoon. Os dois voltam juntos à Terra, são escravizados, e se juntam aos outros dois Guardiões originais para combater os aliens: Charlie-27, um piloto espacial da colonia de Júpiter, e Martinex, o último plutoniano vivo.
Inspiração nos anos 1990
James Gunn já havia tirado um personagem importante do filme, Taserface, da HQ que marcou a volta dos Guardiões da Galáxia originais à Marvel em 1990. Mainframe e Krugarr também surgiram pela primeira vez nessa época. O primeiro é uma inteligência artificial que serve de sistema operacional de um planeta inteiro. Nos quadrinhos, tem o visual de um avatar humano numa tela de computador; no filme, com a voz de Miley Cyrus, parece o mascote da equipe de Stallone e é como se o capacete de Senhor das Estrelas tivesse vida própria.
Stakar Ogord
Depois de surgirem em 1969, os Guardiões originais ficaram afastados das HQs até 1974. Em Defensores #27, de 1975, aparece pela primeira vez Stakar Ogord, o Águia Estelar. Ele ajudou os Guardiões a banir os Badoon da Terra, e quando os Guardiões não conseguiram mais se adequar à vida de civis, ele liderou o grupo em missões pelo espaço. O roteirista Dan Abnett, que trabalharia com os Guardiões da Galáxia repetidamente desde os anos 1990, diz que Stakar é a alma desses Guardiões.
Além da formação original
Em Guardiões da Galáxia Vol. 2, Sylvester Stallone faz Stakar, Ving Rhames interpreta Charlie-27, Michael Rosenbaum faz Martinex e Michael Rooker, claro, já é bem conhecido como Yondu. Essa é a formação clássica. Ela é reforçada na cena pós-créditos, porém, por outros três personagens: uma mulher vivida por Michelle Yeoh, que informações dizem ser Aleta, a irmã/esposa de Stakar; o robô Mainframe e o alien verme Krugarr.