Filmes

Artigo

Animais Fantásticos e Onde Habitam | As novas regras do mundo mágico dos Estados Unidos

O universo Harry Potter migrou para Nova York, além de ter voltado no tempo

31.10.2016, às 10H23.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H39

Por mais que Animais Fantásticos e Onde Habitam seja ambientado no mesmo universo mágico da franquia Harry Potter, a história não se passa mais na Inglaterra. Migrando para os Estados Unidos, mais especificamente Nova York, a mudança acaba trazendo muitas novas possibilidades ao mundo mágico de Newt Scamander, principalmente por se passar em uma época como os anos 1920, que foram tão representativos para a cidade por inúmeros motivos - um deles sendo a Lei Seca.

No universo do filme, da mesma forma como a proibição de fabricação, transporte e venda de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos criou toda uma nova sociedade secreta que vivia e prosperava do tráfico; a comunidade mágica também vivia às sombras, se escondendo da perseguição da Sociedade Filantrópica de Nova Salem, que quer expor e destruir os bruxos de Nova York.

Em nossa visita ao set do filme em Leavesden, na Inglaterra, o diretor David Yates contou que a principal diferença desse longa para a franquia Harry Potter é que "esse passa um pouco da sensação de novidade no sentido dele não ser ambientado em uma escola de magia, mas sim no mundo real, em Nova York".

"Além disso, os temas são um pouco mais complexos", explicou Yates. "A magia nesse mundo é proibida e reprimida, então há uma comunidade de bruxos que estão escondidos. Eles foram perseguidos no passado e agora se escondem de todos nós. Esse filme é sobre o que acontece quando os seus verdadeiros instintos e a pessoa que você é de verdade são negados, e como isso pode acabar se tornando algo perigoso. [...] Existem algumas semelhanças no sentido de que a história tem muitos elementos divertidos", concluiu.

Para o desenhista de produção Stuart Craig, por sua vez, a principal diferença é a mudança de período. "Harry Potter passava a impressão de ser uma produção de época por causa da magia, eles não precisavam da tecnologia, então Hogwarts dava a sensação de estar nos anos 1950. Mesmo assim, era contemporâneo e agora estamos em 1926. [...] Animais Fantásticos é realmente uma produção de época de uma forma que Harry Potter não era", explicou Craig.

Um importante ponto é que Animais Fantásticos, diferente dos oito longas protagonizados por Harry Potter, usa muito mais de lugares reais de Nova York do que aqueles criados para os filmes, como Hogwarts, Hogsmeade e outros ambientes mágicos. Devido à realidade da ambientação do longa, Craig explicou como o ano limitou algumas de suas escolhas: "Teria sido incrível usar alguns dos mais icônicos prédios art déco de Nova York como o edifício Chrysler ou o Empire State. Mas eles não existiam em 1926, ambos foram inaugurados no início dos anos 1930."

Mesmo assim, a época também empresta muito de seu charme para o longa. "Todos os cavalos, as pedras, os [primeiros carros Ford] Model T, a fumaça saindo dos bueiros...", disse Dan Fogler, o não-maj Jacob Kowalski."Não tem como competir com isso, é maravilhoso."

No caso de Pierre Bohanna, o supervisor de objetos de cena de Animais Fantásticos, a mudança também é bem representativa: "Muitas das coisas que fazemos são detalhes de pano de fundo que somente representam o universo, o mundo de Potter tinha muito mais ambientação no mundo bruxo, enquanto esse é muito mais 'em locação'. Newt está fora da sua zona de conforto, está fora de seu mundo."

Craig acabou contando que "existem algumas referências a Harry Potter e às futuras gerações, mas tudo nesse filme é ambientado em Nova York. Absolutamente tudo." Ainda assim, nem tudo está exatamente no lugar que deveria: "uma das áreas tem como base [o bairro] Tribeca e prédios em particular que nós gostamos, mas nada [foi colocado] na ordem certa. Além do estilo da arquitetura, eles não fazem sentido geográfico. O que tentamos fazer nessa rua foi, bem lá no topo tinha um banco bem imponente, com degraus grandes e chamativos, o que acabou dando à rua um ótimo foco central. Mas nós precisamos mudar algumas coisas conforme a produção avançava para sermos outra rua em outro lugar e não dar a impressão de que tudo foi rodado no mesmo quarteirão".

"Tentamos nos dar o maior leque de possibilidades possível. Foi um desafio grande a decisão de não filmar em Nova York", finalizou Craig.

Animais Fantásticos e Onde Habitam, o primeiro de cinco filmes da nova franquia Harry Potter, tem direção de David Yates e chegará aos cinemas em 17 de novembro de 2016 - leia a crítica. As duas primeiras continuações têm estreias previstas para 2018 e 2020 e os outros ainda não têm data de lançamento. Além de assinar o roteiro, J.K. Rowling tem controle criativo sobre a adaptação.