Lançada em 2013, Rick and Morty tornou-se uma das animações para maiores mais aclamadas da última década. O sucesso não apenas rendeu sete temporadas (e uma oitava já confirmada), como também fez o canal Adult Swim apostar em um novo derivado. Assim nasceu Rick and Morty: The Anime, produção que está atualmente em exibição na Max e que reimaginou a franquia em um novo formato.
O responsável por desenvolver o anime foi Takashi Sano, artista e autor japonês cujo currículo inclui trabalhos em títulos como Tower of God e Vinland Saga. Sano recebeu o convite para desenvolver a nova versão após dois curtas inspirados em Rick and Morty criados por ele se tornarem populares entre os fãs da animação.
Em entrevista exclusiva ao Omelete, Sano confessou ter ficado extasiado com a oportunidade de criar uma nova série de Rick and Morty com uma temporada completa - o primeiro ano terá 10 episódios no total. No entanto, encaixar a linguagem da franquia norte-americana em um formato de anime seria um grande desafio por si só.
"Eu amo a forma como os personagens da série original interagem entre si, seu formato cômico e o timing. No entanto, por ser um anime, eu precisaria encaixá-lo em expressões japonesas, em como personagens de animes agem ou respondem emocionalmente em algumas ocasiões", detalhou o criador.
Sano também pontuou que contar uma história mais longa faria mais sentido dentro do formato de anime. "Na série original, todo episódio tem seu final. Cada um deles basicamente se completa sozinho, com começo, meio e fim. Como me deram a oportunidade de fazer 10 episódios, eu poderia contar uma história maior e mais envolvente. Essa foi uma das abordagens que eu apresentei à equipe."
Fazer um projeto mais longo de Rick and Morty, aliás, foi a realização de um sonho para Sano. Com a ótima recepção dos dois curtas feitos anteriormente, o autor mal conseguia acreditar quando recebeu a proposta para fazer o anime.
"Eu já estava feliz por ter feito os curtas, mas expandir isso para um formato mais longo e fazer uma versão ainda mais robusta [da história] foi uma sensação indescritível. Eu fiquei realmente muito feliz", concluiu.
Rick and Morty está no ar desde 2013, contando as aventuras de um cientista cínico e genial pelo multiverso ao lado do seu neto azarado. As sete temporadas podem ser vistas na Max, assim como os três primeiros episódios de Rick and Morty: The Anime.