Podemos dizer que os fãs de Solo Leveling são, entre os otakus, os mais felizes da atualidade. Com uma obra aclamada tanto no formato novel quanto no webtoon, a franquia de Chugong agora está entregando um dos melhores animes dos últimos tempos. Equilibrando batalhas épicas e dilemas morais do protagonista, a série retornou com tudo, mostrando outro lado de Jin-woo e cenas de tirar o fôlego.
A temporada estreia com o protagonista levando uma caçadora de rank baixo amiga de sua irmã para uma dungeon aparentemente simples, mas que, de repente, se transforma em um desafio grande até mesmo para Jin-woo. O portal de nível baixo se fecha e se torna um Red Gate, que só pode ser reaberto com a derrota do chefe ou com o fracasso da missão — neste caso os monstros invadiriam a cidade.
Vendo a situação crítica, o líder do grupo, Kim Chul, decide dividir a equipe em duas e segue apenas com os mais fortes. Jin-woo, que ainda é considerado rank E, acaba ficando com o grupo mais fraco e decide se isolar na floresta. Em pouco tempo o grupo de Kim é dizimado por Elfos de Gelo e ele retorna sozinho ao encontro do grupo excluído, que segue intacto. Porém, a fuga de Kim Chul foi uma manobra dos elfos para encontrar o restante dos jogadores e Jin-woo fica cara a cara com o chefão da dungeon, Baruka.
Nessa situação, o protagonista logo percebe que a força do inimigo é muito superior a sua própria e que mesmo com a sombra de Igris seria difícil detê-lo. Jin-woo decide recrutar uma nova sombra para derrotar Baruka. Ele então mata Kim Chul e o absorve como novo peão. A decisão do protagonista mostra que seu senso de ética está completamente diferente do início da trama e que ele não tem mais pudor de matar humanos.
Entretanto, se retornarmos ao webtoon, descobrimos que a versão original era ainda mais preocupante. No anime, durante a luta entre Jin-woo e Kim Chul, fica subentendido que o protagonista conseguiu prever o ataque inimigo e acaba matando-o em um ato de legítima defesa. Porém, na obra original, ele sempre quis matar Kim Chul, e também teria provocado o ataque para que ele tivesse uma desculpa para fazê–lo.
A trama de Solo Leveling acompanha a jornada do guerreiro Jin-woo. Na obra, há mais de uma década, surgiu um misterioso portal conectando este mundo a uma dimensão diferente, o que fez com que pessoas despertassem poderes únicos. Tais indivíduos são chamados de "caçadores".
Os caçadores usam seus poderes sobre-humanos para conquistar masmorras nos portais e assim ganhar a vida. Sung Jin-woo, um caçador de nível baixo, é considerado o caçador mais fraco de toda a humanidade. Certo dia, ele se depara com uma “masmorra dupla”, que tem uma masmorra de nível alto escondida em uma masmorra de nível baixo. Diante de um Jin-woo gravemente ferido, surge uma misteriosa missão! À beira da morte, Jin-woo decide aceitar essa missão, tornando-se assim a única pessoa capaz de subir de nível!
A primeira temporada está disponível na Crunchyroll. O segundo ano do anime recebe episódios semanais aos sábados.