Filmes

Lista

Oscar 2019 | 7 curiosidades sobre a premiação

Recordes da Netflix, feitos da Lady Gaga e mais!

22.01.2019, às 14H18.
Atualizada em 25.01.2019, ÀS 13H12

A Academia de Cinema divulgou a lista de indicados ao Oscar 2019. Dentre os filmes que disputam 23 categorias, muitos nomes de cineastas, atores e produtores se destacaram. Abaixo, listamos as curiosidades desta edição da premiação!

A cerimônia de entrega do Oscar 2019 acontece em 24 de fevereiro nos Estados Unidos.

Netflix superou o próprio recorde

A Netflix fez história ao ser o primeiro serviço de streaming ao ter 15 indicações na mesma edição do Oscar, mas o mais interessante é que a empresa superou seu próprio histórico: para referência, a plataforma digital tinha um total de 14 indicações de 2014 a 2018 - saiba mais.

Roma é o décimo filme de língua não-inglesa a disputar em Melhor Filme

Boa parte do sucesso da Netflix na premiação se dá por Roma, filme de Alfonso Cuarón responsável por 10 das 15 indicações da empresa - saiba mais.

Lady Gaga é a primeira pessoa a disputar Melhor Atriz e Melhor Música na mesma premiação

Os talentos musicais de Lady Gaga não foram ofuscados pela atuação. A cantora é a primeira a disputar em Melhor Música por "Shallow", de Nasce Uma Estrela, ao mesmo tempo que concorre em Melhor Atriz, por viver a protagonista do longa - saiba mais.

Spike Lee é o sexto diretor negro indicado ao Oscar

A premiação já foi fortemente criticada pela falta de representatividade, mas diretores diversificados estão cada vez mais presentes - ainda que seja algo recente. É o caso de Spike Lee, que disputa em Melhor Direção por Infiltrado na Klan, que também está concorrendo em Melhor Filme - saiba mais.

Cafarnaum traz Líbano de volta à disputa

Falando em diversificar, a lista de indicados é marcada por inúmeros filmes estrangeiros. É o caso de Cafarnaum, filme indicado à Melhor Filme Estrangeiro que representa a segunda vez do Líbano na premiação. Assim, o país se junta à China, Chile, Hong Kong, Reino Unido e África do Sul no grupo de países que já disputaram duas vezes a categoria - saiba mais.

Produtora de Pantera Negra é a primeira mulher negra a ser indicada em Melhor Design de Produção

Hannah Beachler, de Pantera Negra, também fez história ao ser indicada na categoria de Melhor Design de Produção por seu trabalho no filme da Marvel, tornando-se a primeira mulher negra a fazer isso. Beachler não é nenhuma novata na indústria audiovisual: além de trabalhar com Ryan Coogle no longa, ela também colaborou com ele em Creed, trabalhou em Moonlight e também no clipe de "Lemonade", da Beyoncé.

Melissa McCarthy é indicada ao Oscar e Framboesa de Ouro

Com muitos trabalhos no ano, nem sempre todos saem incríveis. A atriz Melissa McCarthy sabe bem disso, já que ela disputa em Melhor Atriz por Poderia Me Perdoar?... mas também na categoria de Pior Atriz por Crimes em Happytime e Alma da Festa - saiba mais.