O quadrinista André Diniz, autor de Morro da Favela, está lançando um ambicioso projeto digital. Ao lado da colorista Marcela Mannheimer, sua colaboradora de longa data, ele criou o site Muzinga, onde vai publicar histórias inéditas, às terças e sextas-feiras, que podem ser lidas em computadores, celulares ou tablets. O objetivo do quadrinista é democratizar o acesso à sua obra.
muzinga
No site, Diniz fala sobre o projeto: "Em um país com tão poucas livrarias (nem precisamos ir ao Acre: vá na Zona Norte do Rio e me diga quantas livrarias encontrou), onde o preço do livro ainda é muito caro e a distribuição nas diferentes regiões do país ainda é muito desigual, a publicação digital é quase uma utopia que se torna concreta. Os obstáculos são poucos e as possibilidades, inúmeras. Os quadrinhos não podem ficar de fora dessa".
As novas HQs publicadas no Muzinga podem ser lidas fora de ordem, mas farão parte de uma obra maior. Por enquanto, Diniz já lançou seis histórias, duas para cada um dos três personagens: Zaqueu, Muzinga e Jordana.
Além do site, André Diniz lançará um aplicativo para iPad, também chamado Muzinga. Suas novas HQs serão disponibilizadas a partir do dia 1º de dezembro, junto com outros trabalhos anteriores, como Duas Luas (com desenhos de Pablo Mayer) e 7 Vidas (desenhada por Antonio Eder). Essas duas HQs poderão ser compradas por R$ 5,99.