Cena de Retrato de uma Jovem em Chamas (Reprodução)

Séries e TV

Lista

Como Mary & George: 10 filmes e séries de época com tramas LGBTQIAPN+

Série do Globoplay conquistou o público ao mostrar vivências queer no século XVII

13.09.2024, às 16H11.

A minissérie Mary & Georgelançada no Brasil pelo Globoplay, está dando o que falar ao mostrar a história real de George Villiers (Nicholas Galitzine), um lorde que se tornou amante do rei James I (Tony Curran) durante o seu reinado na Inglaterra, em pleno século XVII.

Coestrelada por Julianne Moore (como a mãe ambiciosa de George, Mary Villiers, que o preparou desde cedo para essa "missão" na realeza), a produção não é a primeira a abordar vivências queer dentro do subgênero da história de época, que por muito tempo foi dominado por histórias heterossexuais.

Confira a seguir 10 produções que seguem pelo mesmo caminho:

Black Sails

Onde ver: Disponível para streaming no MGM+.

É historicamente comprovado que a pirataria foi o refúgio encontrado por muitos indivíduos LGBTQIAPN+ ostracizados pela sociedade do século XVII, então nada mais justo do que uma obra como Black Sails lotar os seus navios piratas de personagens e relacionamentos queer. O conflito do Flint de Toby Stephens gira em torno do rapaz que lhe quebrou o coração, enquanto as personagens Eleanor (Hannah New) e Max (Jessica Parker Kennedy) vivem um romance épico com o passar das temporadas.

Nossa Bandeira é a Morte

Onde ver: Disponível para streaming na Max.

Se você ainda não teve o bastante de piratas queer, permita-nos indicar esta excelente comédia de época em que Barba Negra (Taika Waititi) vive um romance com Stede (Rhys Darby), um capitão pirata novato. Explorando múltiplas identidades e arranjos de relacionamento queer, essa história de pirataria é ácida e doce na mesma medida, e deixou (quase) tudo bem amarradinho durante suas duas temporadas antes de ser cancelada.

Dickinson

Onde ver: Disponível para streaming no Apple TV+.

Existem grandes suspeitas de que Emily Dickinson (Hailee Steinfeld) nunca tenha se casado pois ela sentia atração por mulheres e era apaixonada por sua melhor amiga, Sue Gilbert (Ella Hunt). A série explora essa suspeita e reflete sobre as implicações que esse relacionamento entre amigas poderia ter, não só no contexto da época, mas também na influência na obra da poetisa.

Gentleman Jack

Onde ver: Disponível para streaming na Max.

Anne Lister (vivida pela força da natureza que é Suranne Jones) volta para casa após suas viagens pela Europa e logo assume o comando dos negócios da família - além de se envolver com a tímida Ann Walker (Sophie Rundle). Baseado nos diários reais e Lister, que viveu fora do armário em uma época na qual isso era impensável, Gentleman Jack é uma série de energia, vitalidade dramática e excelência interpretativa absolutamente raras.

Downton Abbey

Onde ver: Disponível para streaming no Disney+ e Netflix.

Um dos personagens mais infames - mas também queridos - da série, o mordomo Thomas Barrow (Robert James-Collier), é gay e precisa esconder isso dos patrões e da sociedade, para manter seu cargo de respeito em Downton. Thomas, vale notar, continuou sendo figura de destaque nos dois filmes que seguiram a história da série (de 2017 e 2019), e deve aparecer de novo no próximo, marcado para 2025.

Bridgerton

Onde ver: Disponível para streaming na Netflix.

Apesar de não ter, ainda, a temática LGBTQIAPN+ no centro da trama, em Bridgerton já vimos Benedict (Luke Thompson) se relacionar tanto com homens quanto com mulheres. E tudo indica, também, que a temporada com foco em Francesca (Hannah Dodd) vai girar em torno de um romance lésbico com a prima de seu atual marido - o que já deu o que falar, antes mesmo de acontecer.

Os Bucaneiros

Onde ver: Disponível para streaming no Apple TV+.

A série acompanha a trajetória de 5 amigas em sua fase de debutar na sociedade. Uma delas, porém, encontra um grave problema na hora de encontrar um marido: Mabel Elmsworth (Josie Totah) só sente atração por garotas. Com leveza de tom, mas também tratando os temas que levanta de forma bem séria, Bucaneiros segue a deixa de Bridgerton ao chamar um público contemporâneo para os romances de época.

Retrato de Uma Jovem em Chamas

Onde ver: Disponível para streaming no Prime Video e Telecine.

Heloise (Adèle Haenel) se apaixona pela artista Marianne (Noémie Merlant), comissionada por sua mãe para pintar um retrato seu, a ser enviado a um pretendente  de uma terra distante. Este sensível filme de Céline Sciamma, uma sensação entre os cinéfilos em 2019, aborda o amor sáfico dentro de uma perspectiva histórica ainda trágica - mas também se delicia nos momentos de liberdade vividos pelo casal.

Amonite

Onde ver: Disponível para streaming na Netflix.

Kate Winslet e Saoirse Ronan são as pombinhas desta que é basicamente a versão anglófona de Jovem em Chamas - se você trocar a pintura pela arqueologia, é claro. Quando a coletora de fósseis Mary (Winslet) é deixada como enfermeira da jovem esposa de um de seus patrocinadores, Charlotte (Ronan), o romance inesperado que desabrocha entre elas entrelaça preocupações profissionais e íntimas, conforme a posição social de cada uma passa a depender da (ou ser ameaçada pela) outra.

Duas Rainhas

Onde ver: Disponível para aluguel e compra no Prime Video e Apple TV+.

Henry Darnley (Jack Lowden) marido da rainha da Escócia (Saoirse Ronan) tem casos com homens, dentre eles David Rizzio (Ismael Cruz-Córdova), que é um grande amigo e confidente da rainha. Estas relações, no entanto, acabam por cobrar um preço severo de Rizzio. Esta visão alternativa de um dos momentos mais emblemáticos da monarquia britânica ainda tem uma conexão direta com Mary & George, uma vez que o rei James I é justamente filho de Henry Darnley.