Justin Kroll, jornalista da Variety, detalhou porque Gavin O'Connor deixou a direção de Esquadrão Suicida 2. Ele era cotado para o projeto antes do envolvimento de James Gunn:
On the Gavin O'Connor front in relation to SS2, hearing the story he had for the sequel ended up almost being identical to the BIRDS OF PREY story and when that film was given the go ahead to go before SQUAD 2, O'Connor grew frustrated and fell off project to do HAS BEEN instead
— Justin Kroll (@krolljvar) 9 de outubro de 2018
"Em relação a Gavin O'Connor em Esquadrão Suicida 2, ouvi que a história que ele tinha para a sequência era quase idêntica à trama de Aves de Rapina. Quando este filme recebeu sinal verde para ser feito antes de Esquadrão 2, O'Connor ficou frustrado e deixou o projeto para fazer um longa chamado The Has-Been".
A Warner confirmou que está em negociações com James Gunn para Esquadrão Suicida 2. Ele pode escrever e comandar o filme, dando uma nova abordagem para o projeto.
Ainda sem previsão de lançamento, Esquadrão Suicida 2 seria dirigido anteriormente por Gavin O'Connor e deve ter o retorno de nomes do elenco principal, como Margot Robbie como Arlequina, Jared Leto como Coringa, Joel Kinnaman como Rick Flag, entre outros. Recentemente a primeira versão do roteiro ficou pronta - saiba mais.
James Gunn foi dispensado de Guardiões da Galáxia Vol. 3 quando dezenas de tweets de Gunn de quase uma década atrás foram resgatados. Os posts faziam comentários ofensivos em tom de piada sobre assuntos delicados como pedofilia e estupro e foram trazidos à tona por membros da alt-right, o movimento conservador formado pelos supremacistas brancos norte-americanos.
O estúdio agiu rapidamente e removeu Gunn da direção da terceira parte da franquia, acreditando que os comentários, apesar de antigos, eram inaceitáveis e não estavam de acordo com a imagem pública da Disney. Gunn se desculpou pelos comentários antigos, e, desde então, tem recebido apoio tanto de fãs quando de todo o elenco de Guardiões da Galáxia.