Filmes

Crítica

Veronica Mars - O Filme | Crítica

Bons personagens permitem que a trama corrida satisfaça fãs e recém chegados

14.03.2014, às 23H09.
Atualizada em 05.11.2016, ÀS 04H09

O filme que continua a história da série de TV Veronica Mars abre com uma recapitulação explicando quem é a garota do título, o que aconteceu em sua adolescência e quem são as pessoas mais importantes em sua vida. O segmento é de extrema importância para os não espectadores como eu, que se situam na trama e entendem ao menos o básico do necessário para prosseguir sem as três temporadas que antecederam o longa.

Foi depois de muito esforço que o longa foi produzido; após o cancelamento da série, o criador Rob Thomas chegou a escrever um roteiro para o possível filme que encerraria o arco deixado em aberto, mas o projeto não foi aprovado pela Warner. Conversas continuaram ao longo dos anos e finalmente, em março de 2013, deu-se início à arrecadação de custos para o longa através do Kickstarter. A campanha não só foi um sucesso como Veronica Mars atingiu sua meta em apenas um dia e teve o maior número de apoiadores - 100 mil doadores e mais de US$ 5 milhões arrecadados.

Não há dúvida de que os marshmallows (como são conhecidos os fãs da série) foram essenciais para que tudo se consolidasse. Fiéis não só aos personagens como também aos atores e roteiristas, eles chegaram a lutar pela renovação de Veronica Mars em 2007, indo à emissora CW com cartazes e banners, distribuindo panfletos pelos EUA e até mandando simbólicos chocolates Mars aos escritórios dos executivos do canal. Entretanto, o mérito não é exclusivo dos fãs. Thomas, claro, foi a principal chave em todo o sucesso da série, que conta com personagens fortes, bem estabelecidos e, acima de tudo, reais.

Anos depois de deixar para trás sua vida como detetive particular, encontramos Veronica Mars (Kristen Bell) em Nova York, participando do processo de seleção para um grande escritório de advocacia. Centrada e decidida, é certo que ela seria uma das principais escolhas para o trabalho - no entanto, um recente crime a leva de volta para Neptune, cidade que havia deixado junto de seu turbulento passado.

Veronica era uma adolescente problemática, pária em todos os círculos sociais da escola em que estudava, compulsiva e cheia de si, assim como qualquer outro jovem. O universo de Neptune simula uma Beverly Hills fictícia, onde os ricos e famosos se estabelecem. Nesse cenário é introduzido o caso que a leva de volta, o caso que mudará a vida que ela batalhou para conquistar.

O assassinato que estabelece a visita à cidade natal envolve seu ex-namorado Logan (Jason Dohring), com quem ela tinha uma relação instável desde a primeira temporada da série. Tido como principal suspeito do caso, Logan busca a ajuda de Veronica para que juntos eles escolham o melhor advogado de defesa. O curto tempo que ela fica na cidade é o suficiente para que a "força magnética de Neptune a traga de volta", como bem diz seu pai Keith (Enrico Colantoni).

Veronica Mars filme 15Mar2014

A bela construção de personagens só fica mais acentuada devido ao relacionamento entre eles. Os Mars são como dois velhos amigos, dão conselhos sérios um ao outro em frases curtas e diretas em meio a brincadeiras; Dick (Ryan Hansen) parece só saber se comunicar através de piadinhas machistas e white trash; ácida, Veronica faz comentários pertinentes sobre pessoas que são irrelevantes para o desenrolar da história, mas se provam necessárias para estabelecer os machucados emocionais deixados na moça quando ainda jovem.

Fica claro que não era a vida executiva em Nova York com o bom moço que Veronica queria para si. Ao topar pela primeira vez com Logan é perceptível o efeito que ele ainda tem sob a adolescente dentro dela, que prefere o inconsequente ao seguro. É curiosa sua auto comparação frequente a um viciado em drogas, sempre mencionando o vício da mãe em bebidas alcoólicas. "Você conhece o drogado que sabe ser moderado? Nem eu", diz ela depois de voltar a ativa como detetive particular. Não era sua intenção mas, involuntariamente, era o que mais queria e sentiu falta durante seus nove anos de ócio investigativo.

Extremamente expositivo pelo simples fato de não ser um filme exclusivo para fãs, o longa não deixa a desejar no quesito de apresentação e construção de personagens. A trama, porém, fica em segundo plano para que outros aspectos sejam explorados. Veronica Mars quebrou barreiras como o primeiro filme dos EUA a ser lançado simultaneamente nos cinemas e em serviços on demand, além de todas as suas conquistas como projeto de financiamento coletivo. Ainda assim, o futuro de Veronica e da franquia em si permanece incerto. A história, muito bem amarrada ao final, deixa apenas uma ponta solta; assim como fica em aberto a possibilidade de uma continuação. Uma coisa é certa: marshmallows devem estar satisfeitos.

Nota do Crítico
Ótimo
Veronica Mars
Veronica Mars
Veronica Mars
Veronica Mars

Ano: 2014

País: EUA

Classificação: LIVRE

Duração: 107 min

Direção: Rob Thomas

Roteiro: Rob Thomas

Elenco: Kristen Bell, Jason Dohring, Enrico Colantoni, Chris Lowell, Percy Daggs III, Tina Majorino, Krysten Ritter, Martin Starr, Gaby Hoffmann, Andrea Estella, Jerry O'Connell, Francis Capra, Ryan Hansen, Brandon Hillock, Maury Sterling, Sam Huntington, Max Greenfield, Daran Norris, Amanda Noret, Jonathan Chesner, Christiann Castellanos, Akiko Ann Morison, Eden Sher, Christine Lakin, Lisa Thornhill, Charles Latibeaudiere, Harvey Levin, Adam Johnson, Ira Glass, Alejandro Escovedo, Larry Bates, Matthew Arkin, Dave Allen, Eddie Jemison, Alex Poncio, Helen Slayton-Hughes, Patrick Cox, Ryan Lane, Ingo Neuhaus, Jessica Camacho, Meredith Eaton, Robert Hallak, Jamie Lee Curtis, Dax Shepard, Jeremy Fitzgerald, Dorian Kingi, Ken Marino, Kevin Sheridan, Duane Daniels, Mario Ardila Jr., Justin Long, James Franco

Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.