Estômago quase teve um protagonista diferente. Em entrevista ao Omelete durante o Festival de Gramado 2024, o diretor Marcos Jorge contou com exclusividade que o personagem Raimundo Nonato foi escrito originalmente com Matheus Nactergaele em mente - e a escalação só não aconteceu porque o ator estava muito ocupado na época.
"[O Nonato] foi criado para ele, e o Matheus ia fazer o filme inciialmente. Quando escrevi, eu e o Lusa [Silvestre, roteirista], pensamos no Matheus, até porque ele estava numa fase super legal, e é um ator extraordinário. Então não só pensamos no Matheus, como ofereci o filme para ele, e ele leu o roteiro e topou fazer o personagem", contou.
A produção demorou um tempo depois disso, no entanto, para reunir os recursos necessários para iniciar as filmagens - e, quando tudo estava pronto, Nachtergaele tinha um conflito de agenda. Sorte a de João Miguel, que acabou ficando com o papel.
"O João não era conhecido na época, não tinha saído nem Cinema, Aspirinas e Urubus quando a gente o escalou. A Sara [Silveira, produtora] me emprestou uma cópia adiantada do filme, e eu falei: 'Cara, esse cara é maravilhoso'. Só as pessoas que tinham trabalhado com ele o conheciam", relembrou Jorge.
O cineasta acrescento que, ainda durante os primeiros testes de elenco, ficou claro que Miguel era a escolha certa para interpretar Nonato. "Ele era o Nonato, de uma maneira até absurda. Às vezes você tem que entender e abraçar as coisas que o universo te traz", refletiu.
Estômago 2: O Poderoso Chef chega aos cinemas em 29 de agosto.