O cineasta Jeff Nichols, diretor de Clube dos Vândalos, revelou o motivo de ter abandonado a direção do derivado Um Lugar Silencioso: Dia Um. Segundo ele, que foi convidado pelo próprio John Krasinski, não havia espaço para criar um filme próprio.
"Ele era fã dos meus filmes e me perguntou se eu queria fazer essa prequela", lembrou em entrevista ao The Wrap. "Na época, [o filme] parecia estar tematicamente alinhado com alguns dos trabalhos que eu havia feito. Eu tive uma ideia de como abordá-lo de uma forma que me deixasse confortável, e que ele pareceu gostar. Eu pensei: 'Acho que esse é um filme que pode ser feito'", continuou, lembrando que enviou um roteiro.
Porém, logo ele identificou alguns problemas nos bastidores que o fizeram recusar o projeto. “É difícil dizer isso sem soar pretensioso, mas já fiz filmes suficientes na minha carreira a ponto de que, se eu fizer esse, virará meu filme”, disse ele. “E a verdade é que ‘Um Lugar Silencioso’ é o filme dele [John Krasinski]”. A decisão de se afastar, explicou ele, “não é sobre ego, é sobre processo”.
Ele segue: “Em algum momento, você percebe que nunca será o seu filme. É melhor se eu apenas me afastar e deixar que outras pessoas façam isso”. Nichols que acabou optando por dirigir Clube dos Vândalos, em cartaz nos cinemas.
Primeiro spin-off da franquia, Um Lugar Silencioso: Dia Um tem estreia marcada para junho nos cinemas.