Na última sexta-feira (9), aconteceu a abertura do 52º Festival de Cinema de Gramado, desta vez um pouco diferente. Por conta das chuvas que devastaram o estado do Rio Grande do Sul nos meses de abril e maio deste ano, o acesso ao festival está restrito devido ao fechamento doaeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e às obras ainda em progresso nas estradas.
A sessão de abertura, do filme Motel Destino, contou com a presença do elenco e seus produtores. Karim Äinouz, diretor do longa, não estava presente, devido a produção de seu novo longa, rodado na Europa, mas enviou uma mensagem de vídeo. Nela, Karim dedicou o filme ao povo gaúcho e disse esperar que "Motel Destino seja uma faísca de alegria na vida de vocês".
O ator Fábio Assunção também declarou seu apoio ao estado, dizendo que a realização do festival em um ano como esse é um ato notável. "O cinema também é um espaço de resistência, um espaço de força, de resiliência e de guerrilha e, sobretudo em momentos de dificuldade o cinema vem sempre muito forte", disse o ator, que também eternizou sua passagem pelo festival colocando suas mãos na calçada da fama de Gramado.
Essa foi a primeira exibição pública do filme em território brasileiro, após estreia mundial no Festival de Cannes, em maio. Motel Destino chega aos cinemas de todo o país em 22 de agosto.