Filmes

Artigo

Como Minecraft salvou 2025, e o que Hollywood precisa aprender com isso

A adaptação da Mojang é o primeiro hit de 2025. Até quando Hollywood vai ignorar videogames?

Omelete
4 min de leitura
08.04.2025, às 15H00.
Atualizada em 08.04.2025, ÀS 15H20

Graças a Um Filme Minecraft, Hollywood respira aliviada. Depois de uma CinemaCon voltada para discutir a sempre presente “crise do cinema” que foi perpetuada pelo começo devagar da bilheteria global em 2025. O prometido ano de recuperação, com seus blockbusters a mil, era usado na gíria “survive ‘til 25” (“sobreviva até 25”, no bom português) como uma isca para garantir a todos que o terrível ano de 2024 terminaria e as decepções como Coringa: Delírio a Dois e Furiosa seriam coisas do passado. Logo logo, Superman, Quarteto Fantástico e Jurassic World estariam aqui.

Esses filmes ainda estão vindo, mas o começo de 2025 não trouxe bons resultados para praticamente ninguém. A lista de leves decepções (Capitão América, Mickey 17) e desastres (The Alto Knights, Branca de Neve, Lobisomem) afeta praticamente todo grande estúdio hollywoodiano. Se você não é Ne Zha 2, a animação chinesa de dois bilhões de dólares que em nada ajuda corporações americanas, não havia o que celebrar. Então, veio Minecraft.

Com mais de US$ 300 milhões na bilheteria global em sua estreia, sendo US$ 167 milhões só nos EUA, a adaptação do jogo-fenômeno da Mojang tem gerado cenas à la Vingadores: Ultimato com toda a audiência surtando (veja abaixo) diante de referências que podem não significar nada para pessoas como eu, que há seis anos pirava vendo o Capitão América levantando o martelo do Thor. Não entendo nada de Minecraft, um jogo que começou sua ascensão quando eu trabalhava na área de games, mas que por não fazer meu tipo de experiência, acabou sendo deixado de lado. Minha consciência do tamanho do jogo, porém, me ajudou a não cometer o mesmo erro cometido pelos grandes veículos norte-americanos, e as firmas responsáveis pelas projeções de bilheteria. Posso não saber o que é o “chicken jockey”, mas eu não chamaria o sucesso financeiro do longa de surpreendente.

00:00/09:38
Truvid
auto skip

Okay, nem eu achava que ele ia fazer tanto dinheiro. O filme foi de previsões na faixa de US$45 a US$55 milhões para mais de US$160 milhões na estreia nos EUA. Se me perguntassem, eu diria que US$100 milhões era uma aposta segura. Agora, alguns milhares de dólares na frente dos US$42 milhões de Branca de Neve? Onde estava a cabeça dos analistas? A resposta é a mesma de sempre: ignorante dos videogames, e da geração que cresceu com eles.

É fácil achar que esse equívoco caducou depois de Super Mario Bros.: O Filme destruir a barreira do bilhão, ou de três bons resultados de filmes de Sonic, mas a verdade é que esses mascotes existem há décadas, e não são apostas tão arriscadas na mente dos executivos de cabeça branca que gerem as empresas da indústria cinematográfica. Minecraft? Aí a história é outra. Bom, pra eles. Para qualquer um prestando atenção, o titã de mais de 300 milhões de unidades vendidas era uma mina de ouro para adaptação, particularmente por atrair pessoas que vão dos 5 aos 35 anos de idade. Alguns começaram a jogar no lançamento da versão 1.0 em 2011, ainda adolescentes. Outros o experimentaram pela primeira vez no ano passado. Todos eles estiveram lá no fim de semana passado.

Minecraft
Warner Bros.

Há tempos, é fácil prever que adaptações de videogames tomarão o espaço comercial das cada vez menos garantidas produções da Marvel e DC. Coisas como Um Filme Minecraft sugerem que essa teoria tem base. Da mesma forma que o público nascido nos anos 1980 e 1990, familiarizado com esses personagens por quadrinhos e desenhos animados, povoou os cinemas por duas décadas para ver Batman, Homem-Aranha e tantos outros personagens em ação, Minecraft (e, em menor escala, Five Nights at Freddy’s) aponta para a passagem do bastão para as gerações dos anos 2000 e 2010.

É um tremendo erro achar que elas não querem ir para o cinema. É claro que redes sociais, YouTube e os próprios videogames competem com – e são muitas vezes mais baratos que – a sétima arte, mas as imagens de crianças surtando com o Steve do Jack Black revelam o poder comunal do cinema, e como ele ainda atrai pessoas. Em meio a tantas propostas para solucionar a crise de Hollywood, o sucesso de Um Filme Minecraft traz de volta uma velha lição: faça filmes para a geração atual, e eles virão. Hollywood não reconheceu Minecraft antes da estreia. Agora, ela não pode mais ignorá-lo. A pergunta é: como será o tratamento da indústria quando o próximo Minecraft vier? Não Um Filme Minecraft 2, mas o próximo hit de games que inevitavelmente será um hit de cinema.

Comentários (3)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

JJ
Jose Jr
há 5 dias

Respeito mas discordo do Jacobs nessa. Ele pegou duas exceções e tratou-as como se fossem regra na indústria. Jogos com grande base de fãs como Warcraft, Assassins Creed, Mortal Kombat, Street Fighter, Doom (lembram?) todos fracassaram nas bilheterias e tinham e tem base de fãs solida. Mesmo Sonic, foi bem, mas muito longe de um sucesso absoluto. Mario sim, um fenômeno. Minecraft é difícil de explicar, talvez o casting certeiro, marketing... Mas acho mais provável q a próxima adaptação de game faça água, como tantas outras, do q um grande sucesso.

FP
Francisco Pedro
há 5 dias

Os filmes de videogame são os novos filmes de heróis

PM
Pierre Mantovani
há 8 dias

teste do Tiozao

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.