[Atualização] Após o jornal espanhol La Vanguardia noticiar a aposentadoria de Woody Allen, o cineasta de 86 anos soltou uma declaração informando erro na divulgação. Segue o pronunciamento oficial, divulgado horas após a publicação original [via THR]:
"Woody Allen nunca disse estar se aposentando, nem disse estar escrevendo outro livro. Ele disse estar pensando em não fazer mais filmes porque filmes que vão direto para plataformas de streaming não são tão divertidos para ele, como um grande admirador da experiência cinematográfica. Atualmente, ele não tem intenções de aposentadoria e está animado de estar em Paris filmando seu 50º filme".
Segue abaixo a declaração oficial de Allen, reportada pela Variety:
"Minha ideia, em princípio, é não fazer mais cinema, me concentrar na escrita. Estou com alguns contos e, bom, estou começando a pensar em uma novela", comentou Allen.
O diretor está gravando o seu último filme no momento, em Paris. Em anos mais recentes, Allen tem concentrado sua produção inteiramente na Europa, após perder apoio nos EUA devido à reiteração da acusação de abuso levantada contra ele pela ex-enteada Dylan Farrow.
Ela acusa Allen, que foi namorado de sua mãe Mia Farrow, de abuso sexual desde os anos 1990. O diretor nega a acusação e nunca foi formalmente condenado por ela, embora um juiz tenha negado o seu processo para conseguir a guarda de Dylan e caracterizado o comportamento dele com a enteada como "nojentamente inapropriado".
Em 2013, Dylan voltou a falar publicamente de sua acusação, e em 2021 a HBO explorou o caso na docussérie Allen v. Farrow. Desde então, o cineasta precisou procurar financiamento alternativo para seus longas, que também encontraram dificuldade para serem lançados nos EUA.
Allen é dono de 4 Oscar, incluindo melhor direção e roteiro por Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977) e melhor roteiro por Hannah e Suas Irmãs (1986) e Meia-Noite em Paris (2011). Seu longa mais recente foi O Festival do Amor, lançado no ano passado.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.