A Casa do Dragão

Créditos da imagem: HBO/Divulgação

Séries e TV

Artigo

A Casa do Dragão | 3º episódio começa a semear a Dança dos Dragões

Rivalidades se acirram no novo capítulo

Omelete
5 min de leitura
04.09.2022, às 23H10.

[Spoilers de A Casa do Dragão à frente]

A Casa do Dragão está apenas em seu terceiro capítulo, mas a série que reconta a história da dinastia Targaryen já está pegando fogo. Exibido neste domingo (4), “Segundo de Seu Nome” já começou a mostrar alguns dos acontecimentos que darão origem à lendária guerra civil conhecida como A Dança dos Dragões. O episódio desta semana começa em Passopedra, pequeno arquipélago próximo a Westeros dominado pelo exército de Craghas Drahar, príncipe-almirante da Triarquia das Terras Livres e que tem afundado navios do reino que passam por sua costa. Enquanto os invasores torturam soldados do reino, Daemon (Matt Smith) surge montado em seu dragão à procura do líder inimigo, Craghas Drahar, mas foge quando começa a ser alvejado por flechas em chamas.

De volta a Porto Real, é revelado que entre o segundo e o terceiro episódios se passaram três anos. Viserys (Paddy Considine) agora têm um filho de dois anos, Aegon II, com a rainha Alicent (Emily Carey), que espera pelo segundo herdeiro do casal. A corte se reúne feliz para celebrar o segundo dia do nome do pequeno príncipe, mas Rhaenyra (Milly Alcock) não aparece, o que preocupa o rei.

Alicent encontra a antiga amiga próxima à árvore dos velhos deuses, onde ela lê com a companhia de um músico. Aqui, fica claro que a princesa não tem mais carinho pela nova rainha, com quem discute sobre sua presença na caça real. Depois de uma conversa ríspida, Rhaenyra cede e se junta à madrasta e ao pai.

Durante a ida até o ponto de encontro da corte, Viserys e Rhaenyra discutem sobre o mal-humor da jovem, que lembra ao pai que nenhum dos nobres presentes no evento está lá para vê-la. Após rodar um pouco pelas cabanas instaladas para a caça, ela é abordada por Jason Lannister (Jefferson Hall), que revela suas intenções de se casar com a princesa. Furiosa com o pedido, a garota briga com o pai novamente, dizendo que ele só pediu por sua presença para que ele pudesse oferecê-la aos lordes de Westeros.

Rhaenyra foge a cavalo, perseguida por Criston Cole (Fabien Frankel). Quando o guarda a alcança e pergunta o porquê da fuga, ela revela estar brava com o pai por “tentar tentar 'vendê-la' para” o rapaz Lannister. Brincando (ou não), o cavaleiro se oferece para matar Jason e recebe apenas um sorriso como resposta. Os dois decidem caminhar de volta à cabana a pé, conversando sobre suas vidas, em cena que deixa claro o quanto eles se aproximaram nos últimos três anos.

Enquanto isso, a equipe de caça do rei encontra sinais de um Coração Branco - um cervo albino considerado místico - e alguns, incluindo Viserys e Otto (Rhys Ifans), consideram a aparição do animal raro como uma benção. Na cabana, Jason presenteia o monarca com uma lança e diz a ele que gostaria de se casar com Rhaenyra. Já embriagado, o rei faz pouco caso do pedido do Lannister e reforça que, embora tenha tido um filho homem, não considera mudar de ideia quanto à sua escolha de herdeiro: quando ele morrer, é Rhaenyra que se sentará no Trono de Ferro, quer os lordes de Westeros gostem ou não.

Quando Viserys enfim se livra de Lannister, Otto aparece ao seu lado e sugere ao rei que ele anuncie que pretende que Rhaenyra se case com Aegon. Embriagado e já bastante frustrado, o governante tenta encerrar o assunto, mas é logo abordado por Lorde Strong (Gavin Spokes), que aconselha o monarca a casar a filha a Laenor Velaryon (Matthew Carver), filho de Corlys (Steve Toussaint) e Rhaenys (Eve Best), reestabelecendo o laço entre as duas famílias. Completamente bêbado e exausto, o rei deixa a festa. Do lado de fora, Alicent tenta consolar Viserys, que conta à esposa sobre uma visão que teve sobre um descendente seu usando a coroa e como sua obsessão por torná-la realidade matou Aemma.

Enquanto isso, na floresta, Rhaenyra e Cole são surpreendidos por um porco selvagem agressivo. O animal derruba o guarda e investe contra a princesa, mas a dupla consegue matá-lo sem se ferir.

Ao amanhecer, a companhia do rei encontra um cervo que, apesar de enorme, não era albino. Ainda assim, eles encurralam o animal e o imobilizam para que ele seja morto por Viserys, que precisa golpeá-lo duas vezes com sua lança para derrubá-lo. Ao mesmo tempo, longe dali, Rhaenyra e Cole dão de cara com o Coração Branco, o objeto de desejo dos nobres, mas a princesa ordena que o guarda deixe a criatura fugir. A caça é finalizada e a corte retorna a Porto Real.

De volta à cidade, Otto se encontra com Alicent em seus aposentos e tenta convencer a rainha a manipular Viserys para que ele escolha Aegon, e não Rhaenyra, como herdeiro da coroa. Relutantemente, ela segue os desejos do pai, mas, ao encontrar o rei, ela percebe que ele recebeu um pedido de ajuda das forças que defendem Passopedra e convence o marido a enviar soldados para ajudar Daemon e Corlys.

No dia seguinte, Rhaenyra encontra o pai na sala do conselho, onde ele anuncia suas intenções de ajudar o primo e o irmão. Os dois retomam a conversa sobre arranjar um marido para a princesa e, quando a discussão começa a ficar acalorada, Viserys lembra que, embora seu casamento com Aemma tenha sido arranjado, ele amava a rainha falecida e diz à filha que ela poderá se casar com quem ela escolher. Quando a jovem começa a se retirar, o monarca jura que ela não será substituída, de nenhuma forma, pelo pequeno Aegon.

Em Passopedra, Daemon não recebe bem a notícia de que seu irmão está enviando ajuda e, após ler a carta de Viserys, espanca o mensageiro do rei e parte sozinho para a praia dominada por Drahar e seu exército. Fingindo uma rendição, o príncipe deserdado avança sobre os inimigos, derrotando dezenas deles.

Atingido por três flechas e emboscado pelos adversários, ele é salvo pelos homens de Corlys e por seus dragões, que pegam os inimigos desprevenidos e dão a Daemon a abertura necessária para que ele persiga o líder pirata para dentro de sua caverna. Momentos depois, o Targaryen ressurge ensanguentado e carregando o corpo mutilado de Drahar. Após o príncipe, coberto de sangue e vísceras, encarar o campo de batalha, o episódio termina.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.