A Microsoft optou por encerrar alguns estúdios recentemente, mais precisamente em maio deste ano, afetando empresas como Tango Gameworks (de Hi-Fi Rush), Arkane Austin (de Redfall), Alpha Dog (Mighty Doom) e a Roundhouse (Prey). Agora, de acordo com Phil Spencer, os negócios melhoraram após estes encerramentos.
"Os negócios do Xbox nunca estiveram tão saudáveis", ele disse, citando o crescimento em jogos de nuvem e PC, bem como o uso de console. "Estamos indo bem agora, e acho que isso significa um futuro mais saudável para o hardware e os jogos que construímos", complementou.
Após a aquisição da Activision, no final de 2023, a divisão de Xbox cortou mais de 2500 empregos dentro dos estúdios encerrados. Com a empresa saindo do que a gerência chama de "um ano difícil" em meio a um mercado desafiador de jogos para dispositivos móveis. Phil Spencer diz que está positivo sobre 2025.
O executivo destaca ainda o possível crescimento de jogos para dispositivos móveis. “Eu me sinto muito bem sobre o rumo que essa indústria está tomando'', ele disse. “Para alcançar novos jogadores, precisamos ser criativos e adaptáveis a novos modelos de negócios, novos dispositivos, novas formas de acesso. Não vamos fazer o mercado crescer com consoles de US$ 1 mil", finalizou.