Nenhuma HQ conseguiu ultrapassar a barreira das 100 mil unidades de pedidos à distribuidora Diamond Comics nos EUA em agosto, segundo análise do site ICV2. Foi um dos piores meses do mercado nos últimos anos, com 17% de queda em séries e minisséries e 21% em coletâneas e graphic novels, em comparação com agosto de 2009.
A culpa parece ter sido das editoras, que não programaram nada "bombástico" para o mês. A única edição #1 de peso do mês foi Green Lantern: Emerald Warriors, mais um título para a franquia de sucesso do Lanterna Verde - e que ficou em décimo lugar na listagem. Não houve grandes eventos ou grandes lançamentos Marvel ou DC.
brightest day
scott pilgrim
Uma das quedas marcantes foi a da nova série X-Men, que liderou as vendas no mês anterior e perdeu metade dos pedidos em agosto. A quebra da primeira para a segunda edição é geralmente de 30%.
A DC tem duas edições de Brightest Day ocupando os primeiros lugares, mas a Marvel ocupa seis outras posições do top 10, com Vingadores, Homem-Aranha e X-Men. É o que garante a esta editora a fatia maior do mercado: 40,92% em arrecadação contra 28,32% da DC, e 45,49% contra 32,05%, respectivamente, em exemplares.
Nas coletâneas e graphic novels, Scott Pilgrim voltou a liderar, mesmo que com números baixos. O sexto e último volume da saga vendeu pouco mais que a metade dos números que conseguiu em julho. A listagem da Diamond não computa a distribuição para livrarias, onde os seis volumes da saga de Bryan Lee O'Malley lideraram as vendas da categoria graphic novels, segundo o relatório do Bookscan.
Confira as 300 séries e as 300 graphic novels ou coletâneas mais pedidas em julho nos EUA.