[Spoilers de Cavaleiro da Lua - “O Problema do Peixe Dourado” à frente]
- Confira nossas primeiras impressões da série
- Cavaleiro da Lua terá só uma temporada, diz Oscar Isaac
- Oscar Isaac defende seu sotaque de Cavaleiro da Lua: "Não é britânico"
- Entenda os memes de Cavaleiro da Lua que circulam pela internet
Com a chegada de mais uma produção do Marvel Studios, obviamente vem mais uma leva de easter eggs que referenciam o mundo dos quadrinhos. Em Cavaleiro da Lua, que estreou nesta quarta-feira (30) no Disney+, a história não foi diferente.
Embora tenha focado mais na apresentação do personagem titular vivido por Oscar Isaac do que incluí-lo no restante do MCU, “O Problema do Peixe Dourado” conseguiu colocar uma ou outra referência aos quadrinhos em seus 50 minutos - confira abaixo:
A trilha sonora
A cena de abertura de “O Problema do Peixe Dourado” mostra Arthur Harrow (Ethan Hawke) colocando cacos de vidro em seus sapatos como um ato de autoflagelação e penitência. Ao fundo, é possível ouvir “Every Grain of Sand”, de Bob Dylan, música que narra uma trajetória religiosa e que, de acordo com o irmão do músico, teria sido composta após Dylan se converter à Igreja Evangélica. A inclusão da música nesse momento adianta a religiosidade que cerca o vilão e já antecipa alguns detalhes de sua origem, que serão abordados no futuro da minissérie.
Logo depois, podemos ouvir “A Man Without Love”, de Engelbert Humperdinck, cuja letra reflete, ao mesmo tempo, a solidão de Steven (Isaac) e também seu desespero em ficar acordado, já que ele tem medo do que pode acontecer com ele de noite por causa de seus episódios de sonambulismos.
Quem fecha a trinca de músicas com significado maior na trama é Wham! e o sucesso “Wake Me Up Before You Go-Go”, que toca quando Steven enquanto foge dos capangas de Harrow. Em tradução livre, o refrão repetido por George Michael diz “me acorde antes de ir”, pedido que ecoa as ordens de Konshu (F. Murray Abraham) para que Steven deixe Marc (Isaac, de novo) acordar e assumir o controle de seu corpo para derrotar e despistar os homens que o perseguem.
Francês
Depois de um dia para lá de complicado, Steven encontra em seu apartamento um compartimento secreto que guarda uma chave de depósito e um celular antigo. Ao abrir o telefone, ele se depara com dezenas de chamadas perdidas, quase todas de uma tal de Layla. Entre elas, no entanto, há uma ligação de alguém chamado Duchamp.
O nome é referência a Jean-Paul Duchamp, personagem muito ligado ao Cavaleiro da Lua nos gibis. O ex-militar francês se tornou amigo e parceiro de Marc durante seu tempo como mercenário e, depois, passou a atuar como piloto e mecânico do herói. A proximidade dos dois é tanta que, em determinado momento, Marc pediu que Duchamp cuidasse de sua filha, que ele precisou deixar para trás ao ser convocado por Konshu para enfrentar Mephisto.
Avatar
Confrontado por Harrow no British Museum, Steven fica sabendo que o vilão deseja se tornar o avatar mortal de Ammit, divindade egípcia que se alimentava daqueles que não eram considerados dignos de atravessar para a vida após a morte. Ao ouvir a palavra “avatar”, o protagonista questiona se Harrow estaria falando do “filme ou do anime”, em referência a duas das produções mais influentes da cultura pop no século XXI.
O filme, obviamente, é Avatar, longa de James Cameron lançado em 2009 e que, por anos, ocupou o posto de maior bilheteria do mundo e que, desde 2019, vem alternando a liderança com Vingadores: Ultimato.
Já o anime é Avatar: A Lenda de Aang, animação ocidental da Nickelodeon que foi transmitida de 2005 a 2008. Desde então, o título foi adaptado para o live-action em 2010, ganhou uma sequência, A Lenda de Korra, no mesmo ano, e que vive hoje uma fase de expansão, com uma nova série em live-action em produção pela Netflix e com a Nick já anunciando que trará novas séries e longas animados da franquia nos próximos anos.
Jeff Lemire e Greg Smallwood
Um dos easter eggs mais fáceis de passar despercebido pelos espectadores aparece na hora que Steven acorda em sua cama após escapar dos capangas de Harrow. Na cena, é possível ver que Steve usa um pijama todo branco, mesma cor de seu jogo de cama, em uma imagem que lembra a fase da HQ de Cavaleiro Lua comandada por Jeff Lemire e Greg Smallwood. Nos gibis, Marc é colocado em um hospício em que o branco é a cor predominante dos uniformes dos pacientes e enfermeiros e dos lençóis.
Já sabemos por trailer anteriores que a fase será aludida de forma mais direta nos próximos episódios, mas “O Problema do Peixe Dourado” já deu um primeiro gostinho do legado de Lemire e Smallwood para o personagem.
O elenco de Cavaleiro da Lua conta com Oscar Isaac (Cenas de Um Casamento) como o personagem-título, Ethan Hawke (Boyhood) como o vilão Arthur Harrow, May Calamawy (Ramy) como Layla, Gaspard Uliel (em sua última performance antes de morrer) como o Homem da Meia-Noite e F. Murray Abraham (Amadeus) como dublador do deus egípcio da Lua, Khonshu.
A série terá novos episódios liberados todas as quartas-feiras no Disney+.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.