Segundo episódio de Cavaleiro da Lua, “Invoque o Traje” chegou nesta quarta-feira (6) ao Disney+, trazendo uma leva fresquinha de easter eggs para os espectadores. Além de referenciar nomes e eventos dos quadrinhos, o novo capítulo trouxe as primeiras grandes ligações da minissérie com o restante do MCU, indicando que a produção pode não estar tão isolada da franquia quanto se pensava. Não bastasse, a série ainda “premiou” os fãs mais aventureiros com (mais) um gibi grátis.
Confira abaixo os principais easter eggs do segundo episódio - e cuidado com spoilers, é claro:
Crawley
Abrindo a lista com o primeiro mea culpa desta semana. No episódio de estreia de Cavaleiro da Lua, vimos Steven (Oscar Isaac) conversando com um artista de rua após seu expediente. Desde semana passada, o intérprete deste personagem, Shaun Scott, tem sido creditado como Crawley. Nos quadrinhos, ele é um morador de rua e informante de Jake Lockley, persona do Cavaleiro da Lua que, disfarçado de taxista, investiga criminosos que atuam nas ruas.
E já que esse nome em particular me escapou na última semana, fica aqui a retratação e o reconhecimento da existência do personagem dentro do MCU.
Depósito
A porta do depósito que Marc (também Isaac) usa como esconderijo traz dois easter eggs. O primeiro é o número 43, que remete a uma edição de Marc Spector: Moon Knight lançada em 1992 e que traz personagens como Demolidor, Puck e Cavaleiro Negro, que já estrearam no MCU. Se essa referência é uma forçação de barra ou a promessa de que esses heróis se encontrarão no futuro da franquia, apenas Kevin Feige pode dizer.
O segundo easter egg é, também, o segundo mea culpa desta lista. Ao lado do número 43, é possível ver um QR code que, se escaneado, levará o espectador para a edição 33 de Werewolf by Night, segundo número a contar com a participação do Cavaleiro da Lua. Acontece que, na semana passada, um outro QR code foi mostrado logo nos primeiros minutos de Cavaleiro da Lua e acabou ficando de fora da lista de referências da semana passada. Esse código libera a leitura de Werewolf by Night #32, que conta com a estreia do herói. Falando nisso…
Werewolf by Night #32
A chegada do Cavaleiro da Lua nos quadrinhos é referenciada duas vezes em “Invoque o Traje”. A primeira acontece quando dois policiais estão investigando o passado de Steve/Marc e descobrem uma extensa ficha da Interpol ligada ao personagem. O arquivo que traz informações sobre o ex-mercenário está registrado com o número 1975, ano em que o Cruzado da Crescente apareceu pela primeira vez nos gibis da Marvel Comics.
Alguns minutos depois, quando Steven está enfrentando um chacal de Harrow (Ethan Hawke), é possível ver um ônibus com número de registro WBN-0032, mais uma referência à icônica estreia do Cavaleiro da Lua.
A magia de Ammit
O MCU usa diferentes cores para identificar diferentes tipos de energia e magia. A cor laranja, por exemplo, é usada para caracterizar energia mística “tradicional”, como a usada por Doutor Estranho e outros feiticeiros da franquia, enquanto vermelho representa a magia do caos da Feiticeira Escarlate. Em Cavaleiro da Lua, vemos o vilão Harrow usar os poderes concedidos por Ammit para invocar um chacal. A fera mística surge após um brilho roxo dominar o cenário. Na franquia, essa é a cor da magia oriunda da dimensão sombria.
Anteriormente, os poderes de Dormammu, em Doutor Estranho, e Agatha Harkness, em WandaVision, foram representados com o mesmo tom, dando a entender que, assim como esses outros vilões, Ammit também tira suas forças da dimensão sombria.
Senhor da Lua
Embora os primeiros pôsteres de Cavaleiro da Lua já tivessem revelado que Marc/Steven apareceria com o visual do Senhor da Lua, essa versão do herói é bem diferente do que os leitores se acostumaram a ver nos quadrinhos. Ao invés de ser um traje feito à mão pelo personagem, a versão da minissérie é invocada por Steven ao enfrentar um chacal.
Sua inexperiência fez com que a roupa aparecesse de forma diferente da usada quando Marc tem o domínio do corpo, sendo um pouco mais condizente com a personalidade contida de Steven.
GRC (Conselho de Repatriação Global)
Se a magia da dimensão sombria traz a primeira referência ao visual do MCU, a luta entre o Cavaleiro da Lua e o chacal no clímax de “Invoque o Traje” traz uma grande conexão com o restante da franquia. Em um ônibus (o mesmo que lembra a estreia do personagem nos quadrinhos), vemos um anúncio do GRC (“conselho de repatriação global”, em inglês), entidade que em Falcão e o Soldado Invernal é mostrada ajudando pessoas que foram deslocadas após os Vingadores desfazerem o Blip em Ultimato.
Perseguição por telhados
O primeiro gibi com o Cavaleiro da Lua é referenciado mais uma vez em “Invoque o Traje”. Desta vez, ele é lembrado quando um chacal caça o Punho da Vingança de Konshu por telhados londrinos, em cena semelhante às criadas para a edição 32 de Werewolf by Night. A grande diferença é que, na HQ, Marc persegue o Lobisomem e, na minissérie, ele é caçado.