Jane Campion falou sobre a homossexualidade em seu filme Ataque dos Cães em uma nova entrevista ao The Guardian. As falas da cineasta vêm alguns dias depois do ator Sam Elliott, astro de vários faroestes clássicos, criticar o filme, em parte, por seu subtexto gay.
Perguntada se chegou a se preocupar com um susposto "exagero" no fetichismo do filme, com seus figurinos de couro e simbolismo carregado, além de cenas em que os caubóis aparecem sem camisa pelo rancho, Campion rebateu: "Eu encorajei isso! Eu amei, porque eles pareciam sátiros".
"Quando você olha para fotos do período [em que o filme se passa], esse tipo de roupa era muito comum. Eu acho que Montana pode ser muito frio em algumas épocas do ano, então usar couro ajuda. No filme, você vê Peter começando a usar pedaços de couro no pulso, sabe lá Deus por que. As pessoas amam acessórios! Hoje em dia são tênis de corrida ou qualquer coisa assim", brincou ainda.
- Jane Campion é primeira mulher com duas indicações a Melhor Direção
- Como começar a assistir Jane Campion?
Em suas declarações, Elliot se referiu à "evisceração do mito americano", comparando os caubóis do filme a dançarinos exóticos, e se mostrou descontente com as "alusões à homossexualidade", um tema central não apenas de Ataque dos Cães, como do livro no qual é baseado, escrito por Thomas Savage em 1967. Isso porque o personagem de Benedict Cumberbatch, a figura do macho man da história, esconde que é gay.
Na nova entrevista, Campion se referiu também à obra de Savage: "O meu conforto foi saber que esta sempre foi uma história subversiva, escrita por um homem gay que vivia isolado em um rancho. Savage conhecia Phil intimamente, ele era capaz de domar cavalos selvagens mas também era um cara efeminado. Ele viveu com sua mãe em um rancho, e o tio dele era um homem parecido com Phil".
Para a diretora, portanto, o autor "escreveu sobre as coisas que conhecia": "Ele foi descancando a cebola da masculinidade, uma cadada de cada vez. E, quando você faz isso, encontra o que há por baixo dela, que é a vulnerabilidade. Masculinidade às vezes é uma performance, e essa necessidade de ser 'machão'... Eu não gosto. É difícil para a pessoa".
- Crítica: Ataque dos Cães desafia Benedict Cumberbatch a provar seu valor
- Confira todos os indicados ao Oscar 2022
Indicado a 12 estatuetas do Oscar, entre as quais Melhor Filme e Melhor Direção para Jane Campion, Ataque dos Cães está disponível na Netflix.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.