O Oscar 2017 vai ficar na história por inúmeros motivos, mas o mais gritante deles foi a confusão que aconteceu ao final do prêmio, na entrega da última estatueta, a de Melhor Filme. O evento, que já está conhecido como envelopegate, foi causado pela entrega do envelope errado aos apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway, que acabaram lendo erroneamente o nome de La La Land: Cantando Estações como vencedor do maior prêmio da noite quando a estatueta deveria ter ido para Moonlight: Sob a Luz do Luar.
Do começo
Beatty e Dunaway subiram ao palco para anunciar o vencedor do Oscar de Melhor Filme porque Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas, filme que ambos estrelaram em 1967 e vencedor de dois prêmios da Academia, completa 50 anos em 2017. Depois de ler o habitual roteiro de introdução e das vinhetas apresentando os indicados rolar, Beatty puxa o envelope do bolso, abre e aje confuso. Inicialmente parece uma brincadeira, que Beatty queria fazer suspense sobre a revelação, mas ele olha algumas vezes novamente dentro do envelope, olha para os lados em direção aos bastidores antes de finalmente entregar o papel nas mãos de Dunaway, que já estava impaciente com as brincadeirinhas do colega. Ela, então, lê: "La La Land!" Veja:
Watch the moment Faye Dunaway and Warren Beatty announced the wrong best picture winner https://t.co/XgB0hHaHcm #Oscars pic.twitter.com/Z8uexAVvPL
— Variety (@Variety) February 27, 2017
Sobe todo o elenco e equipe de La La Land ao palco, discursos começam a ser feitos, todos parecem felizes mas logo atrás do grupo começa uma movimentação. Produtores com fones de ouvido saem recolhendo envelopes, checando os cartões de todos, até que a revelação é feita: "gente, aconteceu um equívoco. Moonlight, vocês ganharam Melhor Filme. Isso não é uma piada, subam aqui!", diz o produtor Jordan Horowitz.
Ele continua explicando a situação, tomando o cartão correto da mão de Beatty e revelando às câmeras que o vencedor da noite é, de fato, Moonlight. "Terei muito orgulho de entregar [a estatueta] para os meus amigos de Moonlight", diz Horowitz pouco antes de Beatty retornar ao microfone e explicar a situação: "olá! Eu quero explicar o que aconteceu. Eu abri o envelope e estava escrito 'Emma Stone, La La Land'. É por isso que fiquei olhando tanto para Faye e para vocês. Eu não estava querendo ser engraçadinho." Veja:
Watching the #Oscars producers slowly tell the #LaLaLand team they didn't win Best Picture is WILD. Keep your eyes on the background pic.twitter.com/3TRUWZAMjH
— Jarett Wieselman (@JarettSays) February 27, 2017
Depois do final do prêmio, começaram a circular algumas imagens na internet que revelavam que Beatty estava de fato segurando o envelope de Melhor Atriz:
"Actress in a Leading Role."
— Ryan Lavender (@RealLavender) February 27, 2017
Don't blame #WarrenBeatty #Oscars #BestPicture pic.twitter.com/hpVadk1N9n
Nos bastidores, Emma Stone também sentiu a necessidade de explicar a sua parte da questão: "eu estava com o meu envelope de Melhor Atriz o tempo todo".
Emma Stone backstage: "I f—ing love 'Moonlight.'" #Oscars pic.twitter.com/hzSEp5nrBa
— Hollywood Reporter (@THR) February 27, 2017
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood publicou em seu blog, em nome da empresa de auditoria PricewaterhouseCoopers, um comunicado explicando que a situação aconteceu não por culpa de Beatty ou Dunaway, mas de um de seus auditores, que entregou o envelope errado aos apresentadores. "Já estamos investigando como isso pôde acontecer e estamos profundamente entristecidos que isso ocorreu", diz o texto.
Veja abaixo como foram as nossas reações durante a live que fizemos ao longo de toda a premiação e assista ao nosso veredito: