O Oscar 2020 aconteceu na noite deste domingo (9) e teve Parasita como o grande vencedor da premiação, levando quatro estatuetas para casa, todas em categorias consideradas principais.
Apontado como favorito após vencer o Globo de Ouro e o BAFTA, 1917 ficou com três Oscars, todos em categorias técnicas. Com dois prêmios cada, Coringa, Era Uma Vez Em... Hollywood e Ford vs Ferrari também subiram ao palco para receber prêmios. Adoráveis Mulheres, História de Um Casamento e Jojo Rabbit levaram uma estatueta cada.
Indicado a dez prêmios em nove categorias, O Irlandês, de Martin Scorsese, saiu do Oscar 2020 de mãos abanando.
Confira abaixo a lista completa dos números do Oscar 2020:
Parasita – 4 prêmios
Principal vencedor da 92ª edição do Oscar, Parasita ficou com os prêmios de Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original.
1917 – 3 prêmios
Grande favotito após vitórias em premiações anteriores e indicado a dez prêmios, 1917 ficou com três Oscars, mas todos em categorias técnicas: Melhor Mixagem de Som, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Fotografia.
Coringa - 2 prêmios
Filme com mais indicações na noite, concorrendo em onze categorias, Coringa saiu do Oscar 2020 com apenas dois troféus: Melhor Ator Coadjuvante (Joaquin Phoenix) e Melhor Trilha Sonora Original, mesmos prêmios que já havia conquistado no Globo de Ouro deste ano.
Era Uma Vez Em... Hollywood – 2 prêmios
Outro filme que concorria a dez categorias, Era Uma Vez Em... Hollywood ficou também com só duas estatuetas. Repetindo sua vitória no Globo de Ouro e BAFTA, Brad Pitt venceu como Melhor Ator Coadjuvante. O filme de Quentin Tarantino também venceu o prêmio de Melhor Design de Produção.
Ford vs Ferrari – 2 prêmios
Com quatro indicações, incluindo melhor filme, Ford vs Ferrari foi mais um a levantar um par de estatuetas no Oscar 2020, ambas em categorias técnicas: Melhor Edição de Som e Melhor Montagem.
Adoráveis Mulheres – 1 prêmio
Concorrendo a seis estatuetas, Adoráveis Mulheres levou apenas o Oscar de Melhor Figurino, embora fosse considerado um dos favoritos a Melhor Roteiro Adaptado, prêmio vencido por Jojo Rabbit.
Jojo Rabbit – 1 prêmio
Escrito e dirigido por Taika Waititi, Jojo Rabbit rendeu ao cineasta o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.
História de Um Casamento - 1 prêmio
Responsável por dar à Netflix sua única vitória no Oscar deste ano, História de Um Casamento rendeu a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante para Laura Dern. O longa ainda estava indicado a Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz, Melhor Ator e Melhor Filme.
O Irlandês - 0 prêmio
Grande esnobado da noite, O Irlandês, filme de Scorsese na Netflix, não conquistou nenhum dos Oscars a que foi indicado, ficando sem nenhuma estatueta na noite.