A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou nesta segunda-feira (15) os indicados ao Oscar 2021. Depois de uma passagem quase discreta por premiações anteriores, Mank, filme de David Fincher produzido pela Netflix, lidera a lista, com dez indicações: filme, diretor, ator (Gary Oldman), atriz coadjuvantes (Amanda Seyfried), fotografia, figurino, maquiagem e cabelo, trilha sonora original, design de produção e som.
- Saiba onde assistir aos indicados
- Como será o Oscar de 2021?
- Bacurau fica de fora da premiação deste ano
Já no segundo lugar, há seis filmes embolados: Meu Pai, Judas e o Messias Negro, Minari, Nomadland, O Som do Silêncio e Os 7 de Chicago.
Entre os estúdios, a liderança da Netflix é inquestionável. Em um ano de cinemas fechados por conta da pandemia de Covid-19, em que os serviços de streaming tinham tudo para se destacar nas premiações, a plataforma consolidou a posição que já vinha construindo há alguns anos e recebeu 35 indicações, 11 a mais que em 2020, pelos filmes Mank (10), Os 7 de Chicago (6), A Voz Suprema do Blues (5), Era uma Vez um Sonho (2), Crip Camp (1), Destacamento Blood (1), Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars (1), Rosa e Momo (1), O Céu da Meia-Noite (1), Professor Polvo (1), A Caminho da Lua (1), Pieces of a Woman (1), Shaun, o Carneiro, o Filme: A Fazenda Contra-Ataca (1) e O Tigre Branco (1).
A concorrência mais direta nos streamings, o Amazon Studios, ficou com 12 indicações, à frente de estúdios tradicionais, como Warner (8 indicações), Disney (8), Focus Features (7), Sony (6), A24 (6) e Searchlight (6). Entre os outros stremings, a Apple teve duas indicações, e o Hulu teve uma.
Confira no topo da página os comentários de Marcelo Hessel e Marcelo Forlani, com todas as informações sobre os indicados, os esnobados e os grandes favoritos à premiação, em um esquenta para a nossa grande live no dia da premiação, marcada para 25 de abril.
Diversidade
A pandemia de Covid-19 também teve outro efeito para o Oscar, além de impulsionar os serviços de streamings: com a ausência de produções maiores de grandes estúdios, paralisadas pelas restrições sanitárias, abriu-se espaço para produções mais independentes, que tornaram a lista de indicados uma das mais diversas da história.
Na categoria de melhor filme, entre os oito indicados, três têm protagonistas não brancos (Judas e o Messias Negro, Minari e O Som do Silêncio) e dois são protagonizados por mulheres (Nomadland e Bela Vingança), sendo que boa parte deles lida com a experiência de minorias étnicas e de gênero nos Estados Unidos.
Na categoria de direção, pela primeira vez duas mulheres foram indicadas no mesmo ano - Chloé Zhao (Nomadland) e Emerald Fennell (Bela Vingança). Zhao também foi a primeira mulher não branca a ser indicada na categoria em 93 anos de premiação, e a primeira mulher a receber quatro indicações no mesmo ano, por direção, montagem, roteito adaptado e melhor filme. E Fennel é a primeira mulher estreante a entrar na lista de direção. Ainda assim, a lista da Academia foi menos diversa que a dos Globos de Ouro, que também indicou Regina King, por Uma Noite em Miami.
Na história do Oscar, apenas cinco mulheres forem indicadas a melhor direção: Lina Wertmüller, por Pasqualino Sete Belezas (1977); Jane Campion, por O Piano (1994); Sofia Coppola, por Encontros e Desencontros (2003); Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror (2010); e Greta Gerwig, por Lady Bird (2018). Somente Bigelow levou uma estatueta para casa até hoje.
Já nas categorias de atuação, depois de anos dos protestos #OscarsSoWhite, a Academia também fez um esforço para contemplar artistas de diferentes origens étnicas, e nove atores e atrizes não brancos receberam indicações, um recorde. Steven Yeun, conhecido como o Glenn de The Walking Dead, é o primeiro americano de origem asiática a ser indicado como melhor ator, por Minari. Na mesma categoria, Riz Ahmed alcançou o feito de ser o primeiro ator muçulmano e de origem paquistanesa a receber uma indicação. A lista é completada por Chadwick Boseman, por A Voz Suprema do Blues - primeiro ator não branco a receber uma indicação póstuma -, Anthony Hopkins, por Meu Pai - o ator mais velho a ser indicado -, e Gary Oldman, por Mank.
A lista de coadjuvantes também inclui outros três atores negros: Daniel Kaluuya (Judas e o Messias Negro), Leslie Odom Jr. (Uma Noite em Miami) e LaKeith Stanfield (Judas e o Messias Negro).
Na categoria de melhor atriz, Viola Davis (A Voz Suprema do Blues) alcançou o recorde de atriz negra com mais indicações ao Oscar, quatro no total - duas como coadjuvante e duas como protagonista. Ela venceu em 2017 como coadjuvante, por Um Limite Entre Nós. Além dela, Andra Day também foi lembrada como melhor atriz por The United States vs. Billie Holiday. A categoria é completada por Vanessa Kirby (Pieces of a Woman), Frances McDormand (Nomadland) e Carey Mulligan (Bela Vingança). Entre as coadjuvantes, Youn Yuh-Jung (Minari) se tornou a primeira sul-coreana a ser indicada.
A premiação
A 93ª Cerimônia do Oscar está programada para o dia 25 de abril, bem mais tarde do que de costume, por conta da pandemia de Covid-19, que afetou as estreias de cinema e alterou o calendário das principais premiações.
O formato do Oscar 2021 segue incerto e nem o local está definido. Em vez de acontecer em seu local tradicional, o Dolby Theatre, em Hollywood, é possível que a cerimônia seja realizada na Union Station, uma grande estação de trem no centro de Los Angeles, onde seria possível receber convidados com distanciamento.
Especulações da indústria apontam que a Academia estuda um formato presencial, e que a cerimônia não deve acontecer de forma remota ou híbrida, como aconteceu no Emmy e no Globo de Ouro.
Acompanhe a cobertura completa do Oscar 2021 no Omelete, com críticas, reportagens, vídeos e podcasts especiais a cada semana, até o grande dia da cerimônia do Oscar 2021 - e da live do Omelete! -, em 25 de abril.
Veja a lista completa de indicados:
Melhor filme
-
Thomas Vinterberg - Druk: Mais uma Rodada
-
David Fincher - Mank
-
Lee Isaac Chung - Minari
-
Chloé Zhao - Nomadland
-
Emerald Fennell - Bela Vingança
Melhor direção
-
Riz Ahmed - O Som do Silêncio
-
Chadwick Boseman - A Voz Suprema do Blues
-
Anthony Hopkins - Meu Pai
-
Gary Oldman - Mank
-
Steven Yeun - Minari
Melhor ator
-
Viola Davis - A Voz Suprema do Blues
-
Andra Day - Estados Unidos Vs Billie Holiday
-
Vanessa Kirby - Pieces of a Woman
-
Frances McDormand - Nomadland
-
Carey Mulligan - Bela Vingança
Melhor atriz
-
Sacha Baron Cohen - Os 7 de Chicago
-
Daniel Kaluuya - Judas e o Messias Negro
-
Leslie Odom Jr. - Uma Noite em Miami
-
Paul Raci - O Som do Silêncio
-
Lakeith Stanfield - Judas e o Messias Negro
Melhor ator coadjuvante
-
Maria Bakalova - Borat: Fita de Cinema Seguinte
-
Glenn Close - Era uma Vez um Sonho
-
Olivia Colman - Meu Pai
-
Amanda Seyfried - Mank
-
Yuh-Jung Youn - Minari
Melhor atriz coadjuvante
Melhor roteiro adaptado
Melhor roteiro original
-
Feeling Through
-
The Letter Room
-
The Present
-
Two Distant Strangers
-
White Eye
Melhor curta-metragem
Melhor animação
-
Burrow
-
Genius Loci
-
If Anything Happens I Love You
-
Opera
-
Yes-People
Melhor curta de animação
-
Collective
-
Crip Camp: Revolução pela Inclusão
-
The Mole Agent
-
Professor Polvo
-
Time
Melhor documentário
-
span>*Collete
-
A Concerto is a Conversation
-
Do Not Split
-
Hunger Ward
-
A Love Song for Latasha
Melhor documentário de curta-metragem
-
*Druk: Mais uma Rodada (Dinamarca)
-
Better Days (Hong Kong)
-
Collective (Romênia)
-
O Homem que Vendeu Sua Pele (Tunísia)
-
Quo Vadis, Aida? (Bósnia)
Melhor filme internacional
-
*Mank
Melhor fotografia
Melhor montagem
-
O Grande Ivan
Melhores efeitos visuais
-
Terence Blanchard - Destacamento Blood
-
Trent Reznor e Atticus Ross - Mank
-
Emile Mosseri - Minari
-
James Newton Howard - Relatos do Mundo
-
Trent Reznor, Atticus Ross e Jon Batiste - Soul
Melhor trilha sonora original
-
*“Fight for You” - Judas e o Messias Negro
-
“Hear my Voice” - Os 7 de Chicago
-
“Husavik” - Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars
-
“Io Sí” - Rosa e Momo
-
“Speak Now” - Uma Noite em Miami
Melhor canção original
-
Greyhound
Melhor som
-
Pinóquio
Melhor figurino
-
Pinóquio
Melhor Maquiagem e Penteado
-
*Mank