Fãs do Pearl Jam começaram a especular o lançamento de um novo álbum após a banda iniciar uma campanha viral utilizando outdoors em diferentes cidades do mundo e um filtro no Instagram e no Facebook. A imagem, uma foto registrada por Paul Nicklen de calotas polares derretendo, interage com o aplicativo selecionado, chamado Gigaton - unidade de peso associada ao derretimento de gelo por conta do aquecimento global -, mostrando o mesmo som do tweet de divulgação da campanha – veja abaixo:
Look for Pearl Jam in cities around the world... https://t.co/uDIWRrKT1y pic.twitter.com/qEB9yLhWd2
— Pearl Jam (@PearlJam) January 10, 2020
“Procure pelo Pearl Jam em cidades ao redor do mundo”
No Brasil, a imagem está localizada na Zona Sul da cidade de São Paulo, no Shopping Morumbi.
Como ainda não há confirmação da banda, não existe certeza se a “caça ao tesouro” proposta realmente precede o anúncio de um novo álbum, ou se é uma forma do grupo de Eddie Vedder se manifestar contra o aquecimento global.
O último trabalho de estúdio do Pearl Jam foi Lightning Bolt, lançado em 2013.