John Totleben, veterano desenhista e arte-finalista de quadrinhos como Monstro do Pântano e Miracleman, é o mais novo confirmado da CCXP - Comic Con Experience 2015, que acontece de 3 a 6 de dezembro no São Paulo Expo (ex-Espaço Imigrantes). Ele se junta a nomes já anunciados como Alex Maleev, Mark Waid, Francis Manapul, Jae Lee e June Cheung.
Aos 57 anos, Totleben é um dos nomes mais influentes das HQs americanas. Nos anos 1980, ficou conhecido por suas parcerias com Alan Moore. Quando o roteirista assumiu o Monstro do Pântano, Totleben fazia a arte-final do lápis do desenhista Stephen R. Bissette e marcou uma geração de artistas com seu trabalho que mesclava hachura e pontilhismo nas páginas da HQ. Entre outras histórias dessa consagrada fase de Moore, Totleben finalizou a edição de Swamp Thing que apresentou John Constantine, em 1985.
Também em Swamp Thing, Totleben assinou capas em óleo e acrílica, trabalho igualmente influente que marcou sua carreira; por anos o americano recebeu encomendas de capas para outras séries, embora uma doença, a retinite pigmentosa, tenha limita sua visão. (Hoje Totleben frequenta convenções e autografa seus trabalhos mas não faz esboços ao vivo.)
Ao lado de Bissette, Totleben criou a antologia de horror Taboo, em 1988. Espaço que revelou diversos quadrinistas, a revista foi a primeira a publicar material de Do Inferno, de Alan Moore. Depois disso, refez a parceria com o escritor britânico em Miracleman. Totleben foi responsável tanto pelos desenhos quanto pela arte-final do terceiro volume de Moore com o personagem; a editora Eclipse gostou tanto do resultado que Totleben é o único desenhista creditado nesse arco, que vai das edições 11 a 16 de Miracleman.
JBC lançará o mangá de Akira na CCXP 2015
Ano passado, a CCXP reuniu 97 mil pessoas em quatro dias e foi o maior evento indoor em primeira edição da história do Brasil. Os ingressos para a CCXP 2015 começam a ser vendidos em junho. Para saber mais novidades, siga os perfis da CCXP - Comic Con Experience no Twitter e no Facebook e visite o site oficial da CCXP.