HQ/Livros

Notícia

DC Comics | Rafael Albuquerque fala sobre o caso de assédio sexual na editora

"Não posso ficar em silêncio sobre o que aconteceu com nossos colegas que reportaram assédio sexual", afirma

13.11.2017, às 11H46.
Atualizada em 13.11.2017, ÀS 12H03

O brasileiro Rafael Albuquerque, que trabalhou em HQs como Batgirl – pela qual chegou inclusive a ser indicado ao Eisner -, falou sobre o caso envolvendo o editor Eddie Berganza, que recebeu denúncias de assédio por parte de três mulheres. Confira:  

"Eu amo os personagens da DC Comics desde que consigo me lembrar. Primeiro, assistindo eles na televisão com os filmes do Batman e eles definitivamente me levaram aos quadrinhos, onde pude encontrar minha voz, minha casa. Ter passado praticamente toda minha carreira trabalhando para essa editora fez eu me sentir parte de uma família. Essa é a importância da DC Comics para mim e acredito que posso falar por diversos artistas que trilharam um caminho semelhante.

Talvez, ao escrever isso, eu possa colocar em jogo toda minha carreira aqui, mas não posso ficar em silêncio sobre o que aconteceu com nossos colegas que reportaram assédio sexual. Provavelmente elas tinham o mesmo sentimento em relação a DC Comics, e provavelmente sentiram-se da mesma maneira que eu quando fizeram parte dessa família e, de repente, suas carreiras foram prejudicadas por uma pessoa que simplesmente não entende, respeita ou se importa o suficiente para entender que uma posição de poder é um privilégio que deve ser usado com sabedoria e honestidade.

DC Comics, você significa o mundo para mim, mas é hora de você tomar a atitude correta, não apenas pela sua imagem, mas também para mostrar que não existe espaço para esse tipo de comportamento nessa indústria e nem na nossa sociedade. Eu passei o dia todo com medo de falar. Eu não deveria e não vou fazer isso mais. Nenhum profissional deve sentir-se assim”.

A editora já confirmou a suspensão de Berganza e o removeu de suas atividades como Editor da DC Comics – leia o comunicado.

As acusações de Berganza foram divulgadas pelo BuzzFeed, de pelo menos três mulheres que sofreram assédio. Duas afirmam que o editor tentou beijá-las a força - saiba mais.

Assédio em Hollywood

O tema do assédio sexual em Hollywood voltou à tona após várias acusações contra o produtor Harvey Weinstein. Ele foi demitido de sua empresa, a The Weinsten Company e expulso da Academia do Oscar, que pretende ter um novo código de conduta após o caso - saiba mais. O Sindicato dos Produtores também baniu para sempre Harvey Weinstein da organização - saiba mais.

Mais recentemente, o ator Kevin Spacey, protagonista da série House of Cards, tem sido alvo de diversas acusações, que resultaram em sua demissão da Netflix - saiba mais.

Leia mais sobre DC Comics

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.