Os responsáveis pelo ataque hacker à HBO vazaram, na última segunda-feira (7), e-mails internos da empresa, documentos e material de marketing de Game of Thrones, de acordo com a Variety. Ao que tudo indica, apenas mensagens enviadas por um executivo senior da empresa entre abril e maio foram comprometidas.
"HBO acreditava que novos vazamentos poderiam surgir deste ciberincidente quando o confirmamos na semana passada. Como dissemos, a análise forense está em andamento. Embora tenha sido relatado que e-mails se tornaram públicos, a análise até o momento não nos dá razões para acreditar que nosso sistema de e-mails como um todo tenha sido comprometido", afirmou a emissora em nota enviada à imprensa.
Richard Plepler, o CEO da HBO, já havia declarado aos funcionários, na semana do incidente, que seus e-mails provavelmente não estariam nas mãos dos hackers.
- HBO é alvo de ataque por hackers e roteiro de Game of Thrones é roubado
- Ataque de hackers à HBO foi 7 vezes maior do que da Sony
- Quarto episódio de Game of Thrones vaza, mas não há relação com ciberataque
De acordo com o The Guardian, porém, a situação é mais grave do que era imaginado. Os hackers estão ameaçando jogar na rede os telefones pessoais de atores de Game of Thrones, como Emilia Clarke, mais e-mails e roteiros se não receberem uma recompensa milionária em bitcoin, equivalente ao que eles assumem ser o salário de 6 meses dos executivos. A chantagem foi efetuada via vídeo com cinco minutos de duração, em que o hacker se autodenominava Mr. Smith e pedia o pagamento em até 3 dias.
No vídeo, eles também contam que demoraram 6 meses para invadir o sistema da HBO e que lidariam diretamente com "Richard", o presidente da emissora.
O ataque hacker que atingiu a empresa no final de julho levou cerca de 1,5 terabytes de informações, que incluiam episódios inéditos de Ballers e Room 104 e o roteiro de "The Spoils of War" de Game of Thrones. Este ciberincidente foi sete vezes maior que o emblemático caso de e-mails vazados da Sony.