A nona temporada de Law & Order: Criminal Intent vai marcar mais mudanças no elenco da série. Vincent D'Onofrio e Kathryn Erbe devem deixar o programa definitivamente, seguindo Julianne Nicholson, que saiu do elenco para ter um bebê. Outro que também sai ao longo dos episódios do próximo ano é Eric Bogosian, que interpreta o capitão Danny Ross. Ficam no elenco Jeff Goldblum como o principal detetive, e sua nova parceira, interpretada pela britânica Saffron Burrows.
Mudanças no elenco são normais na franquia Law & Order, com vários atores interpretando policiais, advogados e promotores ao longo dos anos. A única versão da série com elenco principal ainda intacto é Special Victims Unit, onde a dupla Benson e Stabler, interpretada por Mariska Hargitay e Christopher Meloni é defendida com unhas e dentes pela audiência. O mesmo não acontece, no entanto, com os policiais e promotores que os cercam, que passaram por várias alterações. O processo faz parte da concepção da série e desde o início o criador, Dick Wolf, fez questão de frisar que o programa era sobre as histórias e não sobre os personagens.
Vincent D´Onofrio e Kathryn Erbe estão no elenco de Criminal Intent desde o início da série. A dupla passou a dividir responsabilidades com Julianne Nicholson e Chris Noth depois que D´Onofrio enfrentou uma crise de estafa. Assim como Noth, que volta ao policial Mike Logan de tempos em tempos, D´Onofrio pode voltar a aparecer na série, dependendo do contrato que está sendo negociado entre a produção e o ator. Manter a possibilidade de retorno é um dos atrativos da franquia tanto para os atores quanto para a produção, que pode usar a volta de um personagem para atrair a audiência em momentos importantes. O persongem de D´Onofrio, o detetive Robert Goren, é um dos favoritos do público com seu conhecimento enciclopédico e seu jeito interessante de interrogar suspeitos olhando o rosto do acusado bem de perto. Goren é também conhecido por seus conflitos pessoais, uma grande diferença com o personagem de Goldblum, que segue uma linha mais leve.
A nova temporada de Law & Order, chamada pelo elenco de "a nave-mãe", também passa por mudanças. O horário ocupado pela série na NBC, dez da noite, foi entregue ao novo programa de Jay Leno, com a série sendo transferida para as 20 horas de sexta-feira. Dick Wolf lamentou a mudança durante um evento do lançamento da 20ª temporada da série, em Nova York, mas, disse compreender a necessidade econômica por trás da mudança. A nova temporada marca o empate em Law & Order e Gusnmoke no título de série do horário nobre há mais tempo no ar. Durante a festa, que contou com a presença de Sam Waterston, S. Epatha Merkerson, Linus Roach, Anthony Anderson, Alana De La Garza, Benjamin Bratt, Jesse L. Martin, Jill Hennessy, Angie Harmon e também de Steven Zirnkilton, dono da voz que inicia cada episódio, Wolf também falou que não há planos para o cancelamento da série, e nem para um episódio final para quando a decisão de sair do ar for tomada. O criador da franquia reafirmou que Law & Order é uma série sobre um local de trabalho e que, como tal, continuará existindo no dia seguinte.