Séries e TV

O Mecanismo | José Padilha responde críticas à série: "não creio que espalhamos notícias falsas"

Diretor também ironiza movimento de boicote à Netflix
-
Alexandre Loureiro/Netflix
 - Alexandre Loureiro/Netflix

O diretor José Padilha respondeu as críticas da ex-presidente Dilma Rousseff e de parte dos usuários da Netflix que acusaram sua nova série, O Mecanismo, de deturpar os fatos da Operação Lava Jato (via O Globo).

"Não creio que espalhamos notícias falsas. Ou será que a corrupção gigante que PT, PMDB e PSDB operam no país são fake news? A série mostra como PT e PMDB montaram um enorme esquema de corrupção de lavagem de dinheiro. Um esquema que lesou os brasileiros, com a participação clara de Lula e de [Michel] Temer, que durante boa parte do tempo foram sócios na corrupção sistêmica, lógica estruturante da politica no Brasil. E a esquerda quer polemizar o uso do termo 'estancar a sangria'? Não é preciso ser nenhum Sigmund Freud para concluir o que a esquerda revelou sobre si mesma ao se ater a este ponto."

Quanto ao movimento proposto por alguns espectadores de boicotar a Netflix, Padilha ironizou: "acho patético! Vão perder a quarta temporada de Narcos!".

Procurada pelo Omelete, a Netflix Brasil ainda não se manifestou sobre o assunto.

No último domingo, a ex-presidente chamou a nova produção do streaming de "mentirosa e dissimulada". "Sobre mim, o diretor de cinema usa as mesmas tintas de parte da imprensa brasileira para praticar assassinato de reputações, vertendo mentiras na série de TV, algumas que nem mesmo parte da grande mídia nacional teve coragem de insinuar", escreveu em nota, no seu site oficial.

Baseado no livro Lava Jato - O Juiz Sergio Moro e Os Bastidores da Operação que Abalou o Brasil, o seriado faz referência a eventos reais, personagens e empresas investigados na operação, porém sempre usando nomes fictícios.

A série é escrita por Elena Soarez com a colaboração de Sofia Maldonado. José Padilha também atuou no projeto como produtor executivo, ao lado de Marcos Prado.

Leia mais sobre O Mecanismo

O Mecanismo
Estreia em 23/03/18 Produção: 2018 8 episódios
sobre a série
Galeria de imagens (4)

Sangrou pq ?

Tipo a ditadura? é um reaça mesmo..

Justamente Cowboy.. não precisa inventar nada.. ela já fez muita besteira.

Devo ser burro, vc que é super inteligente e sabe todos os significados. Obrigado pela contribuição de nível que vc deu.

Não, pelos fatos mesmo.

Só porque divirjo de você tenho que estudar? vê se cresce

Ai que você se engana, ele sempre está no poder embaixo das entrelinhas. Renan Calheiros é um exemplo disso, a imagem do que esse partido é.

Abre os "Zolhos" ..

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/06/maluf-oficializa-apoio-ao-pt-em-sp-em-encontro-com-lula-e-haddad.html

"Fantástica" não é.. O 7-1 era muito mais fantástico e taí.. O Lula abraçar e pedir apoio de Maluf era e taí.. OPT ter temer de vice era muiiiiiito mais e taí.. O Lula e Dilma renegarem e excluírem o Suplicy do gov. e taí.. O Delcídio delatar era é taí.. O Palocci idem é taí.. Aliás até o Taí ser substituído pela fanta Guaraná era mais e .. taí.😂😂

Sim, e tudo isso serviu para dar base no desenrolar da trama que é BASEADA em fatos verídicos e ainda é uma ficção. É por isso que eu não consigo ver o que está errado nisso. A história ficcional precisa de elementos que nem sempre vão bater com a realidade quando se baseia nela. Como falei, não é documentário. As mudanças sutis foram mal intencionadas? Não sei, francamente...mas até que alguém prove que foi, ainda vou achar que não. A intenção da série, pelo o que eu entendi, é mostrar a corrupção que inegavelmente tomou conta de Brasília (não só lá, mas enfim) e, para isso, ela se utiliza de fatos que ocorreram na vida real . Mas para servirem de base, não para serem fidedignamente transpostos para a tela. Não é documentário, não é biografia de ninguém ali nem uma adaptação direta de determinado fato. É obra de ficção que se baseia num momento real de nossa história. Eu entendo o seu ponto. De verdade. Essa situação de ser mantido em sigilo quem contribuiu financeiramente para a série é um fato que eu não sabia e pode sim, ser algo bastante suspeito. Mas também tem o lado de já terem colocado essa cláusula devido ao tema espinhoso de que a série trata e, mesmo que fosse um documentário didaticamente explicado, é um negócio que mexe com os ânimos aqui no Brasil, parece até religião para alguns e há risco de represálias. E até que provem algo de errado, ainda fico com a minha forma de pensar.

Ainda está obscuro o que O Padilha ganhou ou não com isso. Mas vamos analisar juntos o efeito da manipulacao de Padilha? Olha soh... a frase que ele escorregou pro Lula é JUSTAMENTE a frase que, na boca certa, 1. dava uma dimensão toda diferente para a tese do envolvimento da Dilma e 2. enfraquecia a tese de que Lula e Dilma eram o centro do esquema, ou os "chefes" da quadrilha e 3. Mostrava o centro da tramoia golpista que se disfarcou de inpitima para acabar com a Lavo Jato. A distorção foi, portanto, altamente calculada para 1. fortalecer a hipotese arbitrária de que a Dilma era bandida e 2. Manter a narracao centrada no Lula como "chefe" e nao desviar o foco para outros politicos e 3. Nao deixar em nenhum momento a suspeita de golpe aparecer na mente do publico. Houve portanto uma manipulacao dos eventos em escala enorme. Nisso ele foi ainda mais calculista e dissimulado que o filme do Che. Mas, de fato, ainda é difícil dizer se existe propaganda política ali. Quem aparece de heroi ali é o Moro. Também é suspeito que há cláusula de sigilo para o financiador da série. Eu não arrisco dizer o que tem, mas aí tem. Talvez seja só vaidade de artista mesmo: mas o calculismo manipulador e dissimulado do truque que ele usou já torna o autor bem menos confiável.

Ao contrário do filme sobre o Che Guevara, não vejo no Padilha ranço ideológico...tanto que, se assim fosse, ele pouparia outros figurões da narrativa, vamos combinar. Tropa de Elite 1 é acusado por alguns de ser propaganda direitista mas o Tropa de Elite 2 é a antítese do primeiro..então acho que ele sabe enxergar os dois lados da moeda . E por isso, eu sigo confiando no trabalho dele, pois não senti parcialidade nele até agora, pelo menos...

Eu estou convencido de que a distorcao dele foi capciosa e decisiva para o enquadramento da narracao. Muita coisa muda com a mentira dele. Mas a pergunta eh... se nao muda, porque nao escolher o mais facil? Isto eh, porque nao escolheu simplesmente a verdade? O autor acabou sabotando a si mesmo mentindo. Quem mente mostra medo da verdade. Mas sobre a pressao, eu colocaria as coisas dessa maneira... fizeram um filme sobre o che guevara ha um tempo atras. No filme, che era retratado como heroi. Nao se mencionam todas as coisas suspeitas sobre ele. Eh liberdade do autor? Sim. Mas para voce e eu, que sabemos dos podres do Che, como podemos confiar novamente no autor? Se eu descubro que um amigo mente para tornar as suas narrativas mais ajustadas a seu ponto de vista, eu voltaria a confiar nele? Voce sim? Voce pode ateh escolher nao pressionar o autor, mas se continua confiando nele da mesma maneira, sabendo de suas escolhas, o onus eh seu.

Entendo e concordo em parte com esse seu último post. Mas não vejo, nesse caso, motivos para pressioná-lo, de verdade. Reclamar do que estão reclamando, acredito tratar-se de um preciosismo que em nada vai mudar a percepção da história real pelas pessoas.

E eu entendo o seu ponto, mas tambem aposto que voce concorda que algum mecanismo de pressao e cobranca ao artista tem que existir, de outra forma, tudo vale. Nao estou sugerindo processar ele criminalmente, mas cobrar para que assuma a responsabilidade pela sua desfacatez. Trata-se de eventos decisivos na historia do pais, e nao sei porque voce acharia aceitavel simplesmente ignorar que o Diretor responsavel por conta-los se sente acima do bem o do mal e corrompa os eventos ao sabor do seu capricho.

Ela não devia ler nem os próprios discursos antes de pronunciá-los, caso contrário, não sairiam tantas pérolas...

Lembre-se que falamos da Janete, não da Dilma...

Entendo o seu ponto mas não concordo. O simples fato de a obra não se comprometer a ser um documentário mas sim, uma obra de ficção, já faz cair por terra a maioria dos argumentos que a critica... Quanto à minha observação sobre a democracia, é evidente que eu a quero, nós a queremos. Mas a observação da realidade mostra que nem sempre é assim que funciona. É isso que estou dizendo, não que eu concorde nela ser vilipendiada.

Dizer que nao tem democracia é fácil. Mas quando precisar de mecanismos democráticos para expressar sua participacao civil, quando precisar de estruturas democraticas de voz e expressao, o que voce vai pedir? Democracia. O que voce vai tentar proteger e reivindicar? A democracia. De resto, tu tentar colocar o onus do problema em quem esta reclamando nao faz sentido nenhum. Quem corrompeu a narracao foi o padilha? Logo quem deve explicacoes eh ele e nao quem reclama. Ele tem liberdade artistica, mas nao estah acima de QUALQUER cobranca. Pq fez? Pq precisou recorrer a isso? Se nao tivesse feito, a reclamacao nao existiria. Se a preocupacao com a corrupcao eh verdadeira, voce pode comecar prolongando essa indignacao tambem aos diretores corruptos que adulteram informacoes, trocam frases de boca, corrompem o horizonte contextual, tentando reeducar os leigos através de mentiras. O sr. Padilha nao cometeu crime oficial; mas foi tao desonesto e dissimulado quanto os politicos que critica. O foco é ESSE.

É uma obra de ficção e ele usa a realidade como pano de fundo. Ele é não é juiz, ele não é promotor, ele não é delegado...portanto não deve explicação de nada a ninguém já que não se trata de um documentário nem de um processo judicial... Temos que pedir explicações ao Sylvester Stallone também, por encarnar um soldado que vence sozinho uma guerra que, na verdade os EUA perderam... Temos que pedir explicações ao Ridley Scott por colocar um personagem cujo apelido era "espanhol", num período em que a Espanha nem tinha esse nome, no filme Gladiador..e a imputar certas ações ao imperador Comodus, no mínimo, questionáveis... Temos que pedir explicações ao diretor do filme Cinderella Man, que retratou o pugilista adversário de James Braddock, Max Baer, como um quase vilão, sendo que dizem que o cara era super de boa e gente fina... Tem muita gente para pedir explicação aí, já que a ideia é questionar quem faz obra de ficção, mesmo que baseada na realidade...

O Brasil nunca foi democracia. Isso aqui sempre foi um belo coronelismo disfarçado. Dá uma olhada naquele bando de cangaceiro lá do Congresso, se perpetuando no poder. O povo vota neles! Nós votamos! Agora, dizer que a série mente é um pouco demais, não? Se ater a mudanças de fala, como se fosse isso que limparia a barra, não dá. "Ah, mas fulano/fulana não disse isso, foi ciclano/ciclana". Tipo....e daí? A obra é de ficção, não usa nomes verdadeiros, são todos personagens que, mesmo fazendo alusão a alguém, são ficcionais,logo, não retratará uma verdade tão factual quanto num processo judiciário. "Ah, mas o povo vai se influenciar". Não cabe a ninguém, muito menos a um político ou a um partidário cego como muitos que tem por aí, definir o que é bom ou não alguém assistir baseado nessa premissa, de que o povo vai se "influenciar". Quando políticos e partidários enxergam a verdade deles e saem por aí falando bobagem, ninguém se preocupa se o povo vai se influenciar ou não, né? Então que cada um assista e tire suas conclusões sobre o que é ou não realidade ali. E não é uma frase rolando na boca errada que muda a podridão que a série quer retratar. O foco da série é esse. É o SISTEMA, não pessoas em específico. Se tem político ofendidinho, que não se envolvesse em merd@ que ninguém se identificaria com o que está sendo mostrado...

kkkkkkkkkkk

Acho tudo válido. Mas se é pra contar os podres, conte também o que não é podre. E, principalmente: não minta, não adultere os fatos e não coloque palavras nas bocas de quem não falou. Isso é desonesto e dissimulado. Próxima temporada o Sr. Padilha vai colocar o helicoca no triplex do guarujá também? Será que é tamanho medo de contar toda a verdade, que não basta tudo o que já tem contra Lula e Dilma, tem também que recorrer à baixeza de inventar mais? Eu nem estaria reclamando se o Sr. Padilha tivesse apenas escondido algumas coisas, porque é o direito dele artístico. Mas mentir, não: ele deve explicações, sim. O recado para padilha é: se faz um seriado sobre a corrupção brasileira, não aja corrompendo a narração em nítida má fé. Até aqui, tenho que concordar com a mídia Ninja: o Padilha é tão corrupto quanto os políticos que critica.

A hipótese não é absurda, mas é incrivelmente improvável. Quer uma hipótese mais simples e plausível: que ela deixou investigar simplesmente porque não devia nada. Uma hipótese mais simples sempre é preferível a outra mais fantástica. Ademais, levantar essa hipótese é altamente especulativo e arbitrário. O Diretor podia falar isso de qualquer um: até de Moro, no caso... investigou porque achou que não ia chegar nele. É possível né? Foi, de fato, uma desnecessidade colocar aquilo no seriado.

Não acho. Acho que mesmo que a Dilma seja corrupta e ladrona, não é insignificante ver tudo o que aconteceu como golpe. O mesmo vale para Collor. Santo não é. Mas foi tirado do poder de maneira também suspeita. Se queremso checar os parâmetros da nossa democracia, é importantíssimo informar o público de tudo, inclusive as evidências de golpe, que são muitas. Depois, não estou aqui defendendo a Dilma. Se tem coisas contra ela, que mostre no seriado. Mas mentir? Descaradamente? Em u mseriado sobre corrpção, o sr. Padilha corrompe as informações e as adultera. Se mostra tão corrupto quanto os políticos que critica.

Concordo com você ...hahaha..só isso viu escrever mais não ...(1 linha)

Não votarei em ninguém, políticos são bandidos interessados apenas em poder e roubar nosso dinheiro. Isso inclui Bolsobosta, Aécio, Lula e qualquer outro membro de quadrilhas travestidos de partidos.

Cara só por curiosidade qual seu candidato para presidente você tem uma carinha de bolsanário .nervosim. e outra ao invés de criticar que é muito fácil ate uma criança sabe .já que você já é velho;.. .. por que você não escreve um comentário sucinto de exemplo para servir de referencia ... estou com dificuldade de escrever pouco .. você é tão preciso e sábio ... me de um exemplo de um bom argumento ... ate por que você falou falou falou pouco hahaha e ao meu ver seus comentários são muito fáceis de ler hehehe

Agora por exemplo você escreveu 18 linhas apenas comentando sobre o gerador de lero lero. Textão é isso, escrever, escrever, escrever e não dizer nada.

Textão? tá com preguiça de ler? hahaha . mas assim .... na boa se você não entendeu nada tudo bem ... tudo bem ...calma ... ninguém é obrigado a entender texto .. se você achou difícil ..talvez não é o caso de você responder meus comentários que não sãoprovas hahaha só os seus argumentos que são provas hahahaha .. .. aqui gerador de lero lero ...nossa quanto tempo não leio isso .. você usa:::??? hahaha credo você está velho cara não pode ficar usando fica a dica .. e me assusta você ainda lembrar dessa ferramenta !!! você usou muito na escola?? hahahaha imagino né ...cara !!!! você me fez rir hoje obrigado ..sério mesmo !! trabalhando aqui ao mesmo tempo lendo gente meio nervosinha é tão bom hahaha mas aqui policial/advogado/investigador/jornalista .. preocupado com fatos ..eu não tenho provas .....ate por que comentário não sabia tinha essa regra !!! .. eu só comentei e graças a deus você me fez rir e lembra de algumas ferramentas antigas alias você tem o link do lero lero ?? ... obrigado pelo entretenimento nos vemos no próximo comentário sem provas!!!!! hahahahaha e cara leva comentários e teorias mas de boa ta muito metido a investigador ... mas existe concurso também para isso é só estudar ou pode ser igual todo mundo aqui só comentando e discutindo ..lero lero hahahahaha ta velho em cara hahahaha

falou, falou, falou e não disse nada até agora. Só textão, parece até que você foi no gerador de lero lero e colou o texto aqui. Falou da Globo, Facebook, falou da mídia, usou ad hominem, mas explicar sua teoria de patrocinador querendo eleger alguém com uma série de TV, não explicou NADA!

Se a gente for colocar por escala de valor o Collor, hoje, seria julgado no tribunal de pequenas causas, kkkkkkkkkk

Hahahahahahahaha, gostei das respostas dele. É inadmissível ainda ter brasileiro, gente do povo, que não faz parte do "Monte Olimpo" da política, se doer no lugar dessa r@ça escrot@ que são nossos políticos! Ptista então, tinha que ser estudado...na visão deles, até os reptilianos estão conspirando contra, kkkkkkkkkk. O discurso deles é o seguinte " como podem punir somente a nós se todo mundo rouba?". Alguém já parou para analisar a fala do Lul@? Na quantidade de pessoas que ele diz estar mentindo, conspirando contra e só ele estar falando a verdade? É a Polícia Federal que mente, é o MP que mente, é o Juiz Mor0 que mente, é o colegiado do TRF4 que mente, são os ex "cumpanheiros" que mentem em delação, é a mídia que mente...porr@! Esse homem deve ser o novo Jesus Cristo de tão honesto e injustiçado! E a senhora Dilm@, que me fala em "assassinato de reputação"? Ela que se suicida quando abre a boca! Vai lá saudar a mandioca e estocar vento no México, terra dos maias! Senão ela vai ter que dobrar a meta que não existe... Tem o ataque à caravana do Lul@ no sul , que sei lá também se foi verdade ou não, não dá para duvidar de mais nada e, o "abençoado" do Alckm1n, ao invés de ficar quieto, fala publicamente aquela merd@, que o PT "colhe o que planta". POrr@, fica quieto! Ao invés de ajudar e amenizar a situação, só coloca mais fogo onde os ânimos já estão exaltados. É tudo filho da put@! Não tem partido bom, também. Tá tudo junto no "mecanismo". Se nada disso existisse, essa série também não existiria, simples assim. Político brasileiro tem mais é que calar a boca e abaixar a cabeça. E o povo, nós, deixarmos de ser tont0s e começarmos a enxergar com os próprios olhos as coisas, não ficarmos dependendo de alguém que enxergue por nós. Porque até hoje deve ter gente que não acredita que o Lul@ já fez comício para o Fernando Henriqu& e se falar que a raiz do "Pê éSSe Dê Bê" é a esquerda, também não acreditariam...mas a história é algo interessante e revelador, não? O dia que o povo deixar de ser gado, for mais político e menos partidário, esquecer negócio de direita ou esquerda, quem sabe encontraremos um norte?

E sendo presidente do conselho da Petrobrás, não se esqueça do "negócio da China" que foi para o país aquele absurdo da refinaria de Pasadena....o povo parece que se esquece das coisas, né?

Quando o negócio começou a apertar, alguém tinha que ir pro abate para acalmar os ânimos. Politicamente ela era fraca, pau mandada do senhor Luis Inácio.Só que o que ninguém esperava era que a coisa toda fosse continuar e a poeira não baixaria com o impeachment, hehehehehe

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk...pode crer!

Isso é verdade...e contra fatos, não há argumentos...

Chamando os outros de nazista com essa fotinho aí no perfil? Deduzo que não seja menção ao Pantera Negra da Marvel . Extremismo é extremismo, não importa a cor, viu?

Olha que beleza, lindo de se ler! Tu não entendeu pistache nenhum, mas finge ou se ilude achando que entendeu. Esse uso do português formal teu é a cobertura do bolo, já pode se preparar pra concorrer para prêmio pseudo-intelectual 2018. To na torcida por você amigão, vai que é tua!

Fico muito triste com pessoas como você Guilherme que apesar de ter uma idade já avançada acha que existem verdades absolutas baseadas em informação midiática sendo que todos esses meios tem sempre um objetivo econômico sendo a favor ou contra o governo atual .... as informações espalhadas pelo país não podem ser dita como verdade absoluta pq tudo é movido pelo capitalismo e capitalismo é interesse e não compromisso com a verdade .. enfim fico assustado com pessoas que veem jornal nacional ou ate facebook e ficam achando que são informadas e que existe uma verdade absoluta nos "fatos". Quantos mais você estuda a história mais dúvidas você tem e principalmente com a questão "informação". Mas enfim espero que no futuro você comece a refletir mais e pare de achar que tudo que a mídia não diz é teoria e tudo que você le são "fatos" .. ate por que amanhã tudo pode ser revelado como uma mentira .. então de fatos viram teorias mentiras especulações etc você não concorda?/ É só minha opinião mas como eu disse anteriormente se você é um especialista em fatos e verdade então eu fico apenas como o humilde cargo de especulador

Amigo, essa história de "golpe" me incomoda. Sabe por que? POrque, independente dos interesses escusos que, claramente rodearam tudo o que sucedeu, essa fala, o tal "golpe" me soa como se estivéssemos falando de uma pobre coitada honestíssima e que de nada sabia, que foi esfaqueada pelas costas pelo malvadão da história. E sabe como eu enxergo ? Igual a quando tem aqueles "julgamentos" que o PCC faz e mata algum ex "parça". Ou seja, bandido contra bandido. Coitado de quem acha que existe mocinho nesse faroeste, hehehehe. E outra, o senhor "vampirão", era vice de quem? Meu? Então quem elegeu a senhora Dilm@ tinha que ficar bem caladinho, pois elegeu o golpista também. Com um só voto, conseguiram f0der o país duas vezes, muito bom! Isso sim, foi um belo golpe...e de MMA, na cara do cidadão.

Ok só suspeito que nada é de graça .. tanto para direita quanto para esquerda.

Bastante desproporcional e descabido esse seu exemplo...

Dilma indicou os últimos presidentes da Petrobrás, foi presidente do conselho de administração da companhia e ministra de Minas e Energia, quer mais o está bom pra você???

Se Padilha estivesse na Europa e colocasse palavras de Hitler na boca de Anne Frank ele veria o sol nascer quadrado por uns tempos. [copy]

Compromissado com a verdade????????? Vc não entendeu ainda que a frase do Jucá foi parar na boca do Lula???? Coxinhas sempre fáceis de manipular..

rejeitou porque deve ter assistido o Mecanismo e como a celebre frase dele foi dita por Lula né..

Negar a corrupção endêmica nos partidos seja E/D e negar a verdade dos fatos.. Que a esquerda é social. Ok mas assim como na Venezuela, coreia do norte e outras, a esquerda( na Coreia é fachada do ditador..) assumiu e viveu na regalia do poder.. Tudo era lindo no inicio da Venezuela.. E agora.. Ai que adianta ser pensado no social, e assumir o poder e esfacelar a economia e a riqueza da nação?

"Fica pronta ao agora" Se ficasse pronta depois das eleições ia mudar muito né? A opinião publica media ja tem posição vide os panelaços.. A obra foi anunciada em 2016 estamos em 2018. Tempo médio de uma série normal é entre 6 meses e 1.5 ano para o lançamento.. Totalmente normal.m

O Toffoli era advogado de petista antes do STF não era? Então tá tudo em casa..

"a hipótese absurda e descarada de que ela "achava que não ia chegar a ela"? " hipótese absurda? Se digamos, ela era culpada e Sabia de tudo. Não poderia ter acontecido? É aquela máxima do Lula no mensalão"Não sabia de nada". Comanda e indica deus e o diabo mas não sabe o que seus indicados fazem?

É, o Aécio saiu feio e o vampirão também. Padilha tentou fazer um filme de cowboy onde o bandido eram todos os políticos e o heroi era o juiz de curitiba. Tudo bem, é a escolha dele. Mas porque precisava mentir e manipular fatos? Você não está vendo a dimensão da adulteração dos fatos que o Padilha provocou com alguns detalhes. 1. A frase que ele trocou "desinteressadamente" de boca era justamente uma das evidência mais sugestivas da grande tramoia golpista disfarçada de "impitima". Como o autor escolhe colocar uma frase com esse peso na boca do outro lado político e tem a cara de pau de dizer que as pessoas estão se atendo a bobagens?? 2. A vontade do autor de não dar crédito a nenhum político beira a obsessão; porque não citou que a Dilma tinha projetos para acabar com a financiamento privado de campanhas políticas (que era parte decisiva do mecanismo)? Porque precisou acrescentar ao fato de que a Dilma deixou plena liberdade à PF a hipótese absurda e descarada de que ela "achava que não ia chegar a ela"? É muita má fé, e dissimulação do tipo mais grotesco. Se queria fazer um ponto consistente, bastava tudo o que é verídico. Não precisava inventar, manipular, esconder e muito menos escorregar uma frase comprometedora para a boca de Lula. O autor peca por omissão, manipulação e mentira: mas ainda é o público que está errado em reclamar?

Padilha dissimulado: é o público que se "ateve" nesse ponto? Mas que desfaçatez! Se o Sr Padilha não tivesse adulterado a frase a escorregado ela misteriosamente para a boca de Lula, te garanto que ninguém iria perder tempo reclamando ou cobrando a sua desonestidade. Foi você Padilha quem precisou recorrer à mentira e manipulação, adulterando uma frase decisiva para entender o golpe e dar a dimensão certa dos acontecimentos. Se o fez por ignorância, ingenuidade ou malícia, tanto faz. É você, de qualquer forma, que tem que pagar o preço. O público apenas aponta sua incoerência.

Só pela sua cara de nazista eu me nego a comentar a sua resposta. É bolsoneca com certeza!

huahuashaushasuahsu chora mais, ele tem consciencia e acho que vc esqueceu de assistir tropa de elite ;x

José Padilha agiu com uma lacraia vagabunda, ele não precisava disso, tinha credibilidade com os dois lados, ele escolheu um, o da mentira e o bolso cheio de milhões de dólares.

Agora entendi a tua parte mais importante. Tu é exatamente como as "tuas" ideias. Assim como elas, a tua sensatez só aparece em raras ocasiões com determinadas pessoas que "pensam" igual a ti. Mas não te preocupa, as pessoas sempre podem evoluir. Talvez o que tu precise e achar que não está sempre certo, te comunicar só em um idioma, para aprender ele bem, e tentar ser sensato em todos os momentos com todas as pessoas. Quem sabe um dia, acredite, tenho esperança que tu consegue.

Depois de ver muitos comentários deu pra ver a repercussão que essa série causou nas pessoas, se não tocasse na ferida não era boa. Enfim gostei do trabalho do Padilha, melhor que 95% do conteúdo fútil das televisões e mídias sociais. PS.(Não acredite em tudo que colocam na sua cabeça)

Se fosse pra ser sensato eu tava em lugar mais propício, não aqui na seção de comentários do Omelete, onde está cheio de pseudo-intelectual pagando de pensador moderno. Só to tentando me enturmar, pelo visto deu certo, que já apareceu dois fisgado mordendo forte.

Tentou maquiar, mas o padilha é outra putinha de banqueiro.

Calma poliglota sem paciência, buscador do pensamento crítico e reflexivo. Fiquei curioso, a parte mais importante do teu comentário e a que diz que a democracia e uma porcaria mesmo ou aquela que tu entrega os pontos e diz que tu está sempre correto? Naruir é um sugestivo nome para disseminar discórdia e conformismo. Quem sabe tu te expressa num dos outros vários idiomas que tu domina e talvez teu comentário tenha um pouco de sensatez?

Tudo bem, mas agora me diga quem é declaradamente de direita no nosso parlamento? Só conheço um ou dois nomes e eles até o momento não foram relacionados a corrupção. Temos q concordar que na nossa política não existe realmente uma direita, o que existe são partidos de esquerda disputando espaço.

Bla bla bla é o seu comentário, que mostra o teu nível. Quem dera eu fosse pago pra "disseminar" a busca ao pensamento crítico e reflexivo. Uma pena que você tenha visto a parte mais importante do meu comentário como bla bla bla. O português não é única língua que uso, então erros acontecem.

Netflix pra sempre.... Quero uma série depois que prenderem Lula kkkkkk

No meio do seu cérebro, pelo visto, pra não perceber o quão incoerente isso é...

Se tivesse visto a série ia saber que a mula da Dilma deixou a Lava Jato rolar solto porque achava que ela e o Lula eram intocáveis, sendo que próximo as eleições as próprias empreiteiras (com exceção do Marcelo Odebrecht) passaram a apoiar o Aécio, que se fosse eleito iriam dar um jeito de fuder com as investigações já no início do mandato por conta da quantidade de sujeira que tinha no nome.

Kkkk. A "elegida" mostrou teu nivel. O resto do texto é blá blá blá. Aliás pq tu não usa teu nome verdadeiro? Ou tu é só um disseminador contratado?

To achando tão triste essa polarização, radicais de um lado xingando o do outro, e tanto exagero. Vejo comentários a torto e direito de que o mecanismo é a série que colocou a frase de um na boca de outro, sinceramente eu vi a série e nem tinha reparado nessa frase específica, sinceramente não teve impacto nenhum, só soube disso por causa de tanto burburinho por coisa mínima e boba. O que eu tirei de O mecanismo foi que é uma série que atacou todos. Que a política é corrupta em todos os partidos, que até mesmo os não políticos o são em um nível ou outro. Tem a tal frase, tem, mas não é uma séria anti-petista ou fascista como vejo falando aí. Aliás uma das cenas que me marcou no cenário político da série, foi justamente a forma que mostraram o tal de Lúcio, vulgo Aécio de conchavo com o vice Thames, a frase que falam sobre ele, é que Lúcio é mais sujo do que a presidenta Janete e que se ele fosse eleito a Lava Jato acabaria com a lava-jato usando o seu cargo, acabaria na cara dura. Já sobre Janete comentam que ela não tinha a cara de pau de mudar por exemplo o diretor da polícia federal após as denúncias e prisões dos empresário, e que quando ela foi eleita, foi uma comemoração pois a lava jato continuaria. Na minha interpretação Dilma saiu bem melhor no filme do que o Aécio.

Alguém sensato .... :)

Concordo Plenamente Paulo por mim não devia mandar dinheiro nenhum seja esquerda,direita, cima abaixo quer for... .. quer fazer filme propaganda usa apenas o dinheiro dos partidos que apoiam e não usem o nosso .. prefiro que invistam o dinheiro do ministério da cultura educando crianças do que ajudar a propagar ódio

Manda a Dilma chupar um ovo

Patrocínio do Ministério da Cultura... Torrando nosso dinheiro com o Eterno Chicó Selton de Mello... Em mais uma produção tranqueira sobre o Brasil... Mesmo odiando o PT e esses bandos de ladrões do dinheiro público... Não consigo enxergar algo de bom numa produção deste tipo....

A esquerda tinha a marca da honestidade e moral de incorruptível. A mascara caiu com o gostinho do poder... E em nenhum momento o PT e sus aliados assumiram a grande quantidade de erros. 1-Aliança com o PMDB. 2-Uma sucessora incompetente na presidência. Com uma política econômica de dar dinheiro sem contrapartida... Isenção de impostos para mega empresas não é garantia de empregos. Tinha que liberar grana para o pequeno empresário, esse é que gera emprego. Mas ae os pequenos não iriam dar dinheiro para os bancos que exploram os pequenos empresários. 3-Corrupção para se perpetuar no poder. 4-Apoiar o Lul4 mesmo com provas de sobra. 5-E não tem sucessor ao Lul4, esse é o maior erro... Não ter dado espaço para outros políticos "honestos" crescerem dentro do partido. O PT não tá sendo o boi de pir@nh@... O PT cavou a propria cova.

Falou tudo! Ta todo mundo junto e agrupado roubando, simples assim, não nem direita nem esquerda. Eles estão juntos, sempre.

Eu acho massa essa conversa de Facebook!!!

Se aquela Narcos é cheia de mentiras, imagina isso aí.

Issooooo!!! Exatamente!!! O difícil é botar na cabeça dos malucos de direita e esquerda.

O que eu quis dizer é que a coisa fica como se só tivesse o PT de ladrões, sabemos que no Brasil todos os partidos políticos em atividade hoje podem ser comparados a uma quadrilha, os que não chegam as câmaras legislativas e os prédios executivos, ao menos recebem do fundo partidário, essas pr@gas estão sempre sendo mantidas as custas dos cidadãos, e o que eu tô vendo é o PT sendo o boi de pir@nh@ pra poder salvar os demais políticos.

A verdadeira pergunta é pq aquela anta em forma de pessoa foi elegida em primeiro lugar? Democracia é uma porcaria mesmo, capitalismo junto dela ainda, olha que mundo maravilhoso que vivemos! É tudo uma porr*, nada funciona nesse mundo de b*sta, maioria escravo de sua própria cultura, se recusa a tentar ver o mundo por outros olhos. Muito mais fácil declarar uma ideologia absoluta e morrer acreditando nisso. Meu ponto é: esse país, esse mundo não tem solução não, enquanto as pessoas acreditarem que estão sempre corretas vai continuar assim.

Tem que acabar com isso parceiro. Engraçado... Mas o ex-PMDBista Celso Pansera se filiou recentemente ao PT... Esse cara era aliado do "golpista" Eduardo Cunha... todo mundo aqui no Rio sabe disso. Mas mesmo assim a Greice o recebeu de braços abertos.

ahaha Vi agora. Pablo Vilaça cancelou a conta dele. Bom. Ele faz o que quiser. Mas eu, acho uma tremenda bobagem. E tome o termo "desserviço", onipresente em todas as criticas sobre a série.

Suas colocações são na base de achismo e do governo TEMER, cara, são as piores bases possíveis pra vc argumentar. A terceirização do temer é RIDICULA. Temer e Lula, PMDBePT estão juntos até hoje, esse ano mesmo já teve aliança entre os dois partidos e vc ainda nessa divisão kkkk, acorda cara, não existe santo nessa luta de canalhas, vc colocar a culpa no canalha do temer é desonestidade e ignorancia, a culpa é da ideologia de merd@ que esses caras defendem, do sistema corrupto que eles defendem e sempre defenderam e o pior é gente do povo defender esses elitistas, é uma vergonha nacional esses militontos.

Ser "radical", não é algo ruim ou é.? Radical quer retornar à raiz. Quem não gostaria de uma esposa ou marido radicalmente fiel? Acho que ninguém gostaria de uma esposa ou marido "parcialmente" fiel. Mas entendo a sua colocação. Nós (pessoas) usamos o termo de forma completamente fora do sentido.

Faltou mais partidos aí, como p PTB, PR, PP... Mas, vem cá, que partido nesse país governa sem o PMDB^?? É assim desde os tempos do Sarney.

Sim mas fica pronta só agora .. talvez seja marketing .coincidência .. sei lá eu desconfio sempre . não acho que nada é feita puramente por ser feito ainda mais trabalhos com uma repercussão como esta.

Enquanto isso no STF, a 2ª turma rejeitou uma denúncia contra o Jucá... Agora a pouco, 27/03/2018. 2ª turma é formada por Dias Toffoli, Celso de Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Fachin. Quero ver ou ouvir algum petista criticar essa decisão.... DUVIDO! Sabe porquê? Operação Zelotes... tem petista envolvido.

Tanto quanto você e a maioria dos Brasileiros vive de especulações .é normal . ou você é investigador .e trabalha para policia .. se não... abaixa a bola e tenha humildade assim como eu de admitir suposições

Cara concordo com metade do seu argumento .. só a parte do Padilha que eu não concordo .. não tem haver com ele e sim o dinheiro que ele recebeu .. ele não controla tudo entendeu quem controla tinha interesse sim .. mas no resto concordo com você ... só acho Pedro que a sociedade Brasileira tem se acalmar e começa a ver o jogo politico do dois lados entendeu .. não quero causar briga só não sou empolgado igual todo mundo entende

Simplesmente porque ela era burra o suficiente pra acreditar que as investigações não chegariam nela, então os outros políticos tiveram que tomar uma atitude tirando ela para parar ao menos em parte a lava jato, como o Temer vem fazendo. Simples.

A esquerdalhada p*tinha da vida. Hahahahahahahaha.

Quer dizer então que você não sabe nada sobre as teorias que formulou?

A série se baseou num livro altamente panfletário, com autor parente de jornalista de direita global. Só não vê quem não quer ou se faz de besta, ou pior ainda, é mal intencionado. Frases ditas por Romero Jucá atribuidas ao presidente Lula etc. Admiro muito o trabalho de Padilha, mas ele pisou na bola. Foi um pulha. Uma pergunta bem simples para os "apolíticos" aqui do site. Se Dilma era farinha do mesmo saco então por que foi afastada, impedida?

Só pra lembrar também que faz anos que o Padilha fala em fazer uma série sobre a Lava Jato.

Existe sim um interesse da extrema direita da esquerda não voltar ao poder, assim como existe um interesse da esquerda em não ver a direita chegar ao poder, isso faz parte do jogo. O problema é que para fazer sentido essa sua teoria da conspiração o Padilha teria que ser um sujeito da extrema direita ou mesmo da direita e tenho sérias dúvidas que seja o caso dele. E o filme do Lula não tinha interesse por trás, era interesse pela "frente' mesmo, era uma hagiografia brega do Lula feita pelo clã Barreto.

Ainda não sei dizer ate por que não tenho poder de investigação né .. não sei se ninguém notou mas não sou da policia .. mas vejo coincidência tornarem interesses por de trás .. pensa bem .. tire o foco lula e bolsonário .. existe sim um interesse por parte da estrema direita tirar totalmente a esquerda da jogada de uma vez .. se isso é bom ou ruim não me interessa o que vejo são os planos por trás de filmes e séries propositalmente surgindo do nada !!!!! pode ser de prefeito, presidente empresário tanto faz !!! a questão é que não é mera coincidência

Ok, mas qual é o patrocinador?

Ninguém Guilherme é um filme compromissado com justiça e verdade para todos .. realmente claro que não existe interesse né .. eleição foi uma infeliz coincidência .aiaiai .. . aposto que você é bolsonário para já chegar falando assim ... só tome cuidado para não sonhar alto demais igual os petistas sonharam com o lula .. pq politico não estão nem aí para o povo .. só falam que as pessoas querem ouvir e na hora que estão no poder só riem daqueles que uma parte que achou que iria ficar rica (esquerda) e uma classe média que acha que é rica (direita )

Vamos relembrar a continuação da fala do Jucá? "...um grande acordo pra salvar o Lula, salvar todo mundo". Desonesto é ser corrupto ou defender um.

Até pq depois de falar de sangria, o Jucá disse: "...salvar o Lula, salvar todo mundo"

Discuta aqui no site Discuta aqui

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus