[Cuidado com os spoilers de Star Wars: A Ascensão Skywalker abaixo!]
Uma das grandes revelações de Star Wars: A Ascensão Skywalker é a origem de Rey. O filme adiciona à informação de Os Últimos Jedi - os pais da Jedi eram apenas sucateiros em Jakku que venderam a própria filha “por dinheiro para bebida” - que o casal escolheu o anonimato para proteger Rey. Sem nomear os dois, explica-se apenas que seu pai é filho de Palpatine, o que faz de Rey a neta do Imperador.
Ciente do potencial da herdeira na Força, Palpatine envia Ochi de Bestoon, um assassino Sith, para raptar Rey. Para salvá-la, o casal vende a filha para Unkar Plutt em Jakku. Eles são levados por Ochi e se negam a revelar a localização de Rey. Palpatine ordena então que o filho e a nora sejam assassinados, com Rey sendo abandonada no planeta desértico.
Enquanto isso explica o alcance dos poderes de Rey na Força, uma herança genética, a origem dos seus pais não é detalhada, o que abre espaço para teorias. No livro Children of the Jedi, publicado em 1995, uma mulher chamada Roganda Ismare afirma que Palpatine é pai do seu filho Irek. A história, porém, foi publicada antes da venda da LucasFilm para a Disney e não é considerada cânone. O mesmo vale para a série de livros Jedi Prince, que apresenta Trioculus, que se autoproclama filho e herdeiro de Palpatine (ele possui três olhos, sendo um localizado na parte de trás da cabeça) e Triclops (que também possui três olhos), rejeitado depois do Imperador sentir que ele poderia superá-lo no uso da Força. Triclops tem um filho com a ex-Jedi Kendalina, Ken, neto de Palpatine que entra para Aliança Rebelde.
Triclops, o filho rejeitado de Palpatine no universo expandido de Star Wars. O personagem não faz parte do canône oficial.
É possível que esses filhos de Palpatine tenham sido criados seguindo os experimentos de Darth Plagueis, influenciando o uso de midi-chlorians para criar um zigoto apenas usando a Força e implementando em uma humanoide fértil. O mesmo experimento foi usado por Palpatine na criação de Darth Vader - o que se tornou canônico na edição 25 da HQ Darth Vader. Ou seja, Palpatine também seria o “pai” de Anakin Skywalker, que por sua vez é pai de Luke e Leia, e avô de Kylo Ren. Por essa lógica, Rey é neta do Imperador e Kylo Ren bisneto, fazendo dos dois “primos” na Força, o que justificaria a conexão, a díade citada por Palpatine em A Ascensão Skywalker.
- Daisy Ridley opina sobre identidade dos pais da Rey
- Astros relembram último dia em Star Wars IX
- Rey Sith e as reviravoltas de A Ascensão Skywalker
- Roteiro de A Ascensão Skywalker foi parar no eBay
Mais detalhes sobre os pais de Rey devem ser revelados nas publicações paralelas de Star Wars (livros ou HQs) ou até mesmo em uma série do Disney+, já que Jodie Comer e Billy Howle foram escalados como a mãe e o pai de Rey, mas tem pouco tempo no filme, deixando espaço para o desenvolvimento dessa história.
Star Wars: A Ascensão Skywalker foi um dos destaques durante a CCXP19. O painel reuniu Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac e o diretor J. J. Abrams para celebrar o lançamento do último capítulo da saga.
- Leia nossa crítica do filme
- Filme apresenta primeiro casal LGBTQ+ da franquia nos cinemas
- Entenda o final do longa
O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros.